Related »

Folha de São Paulo – SP – Programa da TV britânica BBC investiga fauna do Brasil

on abril 13 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

‘Wild Brazil’ é a primeira investida da emissora inglesa no país.
A produtora diz que evitou o ‘chichê’ da Amazônia.
Onça brasileira estréia na TV Britânica.
Série em três capítulos será exibida no Brasil no segundo semestre.

IsabelleMoreira Lima – de São Paulo

Jacaré Caiman, encontrado no Pantanal e retratado na série 'Wild Brazil'
Jacaré Caiman, encontrado no Pantanal e retratado na série ‘Wild Brazil’
Foto: Divulgação BBC
 
Com mais de 50 anos de experiência em documentários sobre a vida selvagem, a BBC precisou de uma Copa do Mundo para abrir seus olhos sobre o Brasil.

A TV britânica produziu no ano passado e exibiu neste ano seu primeiro programa sobre a natureza brasileira.

Em vez de escolher um ecossistema e explorá-lo, escolheu famílias de animais e as seguiu pelas regiões onde habitam. Foram onças, quantis e lontras e regiões como Pantanal, Piauí e a costa litorânea ainda coberta pela Mata Atlântica.

“É um país grande e não podemos fazer tudo. Em vez de optarmos por uma abordagem muito grande, resolvemos nos aprofundar. Escolhemos três famílias de animais incríveis e as seguimos por toda uma temporada de chuvas e seca”, conta Lucinda Axelsson, produtora do programa da BBC

Segundo ela, a série, que já foi exibida no Reino Unido em três capítulos, evitou o “clichê” da Amazônia. “Era muito caro manter as equipes lá e, com a selva densa, muito mais difícil de visualizar os animais, que têm muitos esconderijos”, afirma.

Axelsson conta que esta também foi a primeira vez que a BBC conseguiu capturar imagens de onças. Foram nove semanas e 600 mil libras (cerca de R$ 2,2 milhões) de investimento no felino. “Estava muito confiante de que ia dar certo e lutei por mais orçamento e mais dias de filmagem para conseguir capturar as imagens”, diz.

O projeto inteiro consumiu 18 meses de filmagem, além de outros quatro de pré-produção, e 2,2 milhões de libras (R$ 8,1 milhões) no total para a composição de três episódios de uma hora.

O interesse em filmar no Brasil hoje é tão grande que a BBC já produz um segundo programa no país sobre onças. “Agora que as achamos, queremos explorá-las”, diz Lucinda Axelsson.

“Wild Brazil” marca também o uso da tecnologia 4K, de altíssima definição, pela primeira vez em programas sobre natureza. Em três capítulos, a atração vai ao ar no Brasil no segundo semestre pelo canal BBC HD.
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top