Related »

IG – Último Segundo Brasil anuncia novos esforços contra o tráfico de animais

on fevereiro 25 | em FIQUE POR DENTRO, Renctas na Mídia | by | with No Comments

Agência EFE

Brasil lançou hoje, segunda-feira, um ambicioso plano para garantir a luta contra o tráfico ilegal de animais, um dos crimes mais lucrativos, depois do narcotráfico e da venda de armas.

O estatal Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) assinou um acordo de cooperação técnica com a privada Rede Nacional de Combate de Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), com a finalidade de proteger a fauna silvestre deste país, que tem a maior diversidade biológica do mundo.

O acordo inclui a operação conjunta de um sistema nacional de informação sobre o uso da Internet no tráfico de espécies; o levantamento das rotas nacionais e internacionais mais usadas por este comércio ilegal e a elaboração de bancos de dados sobre as espécies mais ameaçadas, explicou o Ibama em um comunicado.

Renctas, uma organização privada sem fins lucrativos, e o Ibama também empreenderão campanhas conjuntas para criar consciência na sociedade sobre a gravidade deste problema, em um esforço por resistir ao mercado.

Os principais centros deste negócio que movimenta cerca de um bilhão de dólares anuais são América do Norte, Europa Ocidental e Ásia.

Segundo especialistas, só um de cada dez animais retirados de seu meio chegam com vida a mãos de colecionadores ou lojas de animais de países desenvolvidos.

Brasil tem uma lista vermelha de 208 espécies de mamíferos, répteis, aves e peixes ameaçadas de extinção devido a caça e tráfico ilegal e a destruição do meio ambiente.

Segundo Renctas e o Ibama, o tráfico de animais do Brasil se dá através de grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo, ou através das fronteiras com quase todos seus vizinhos da América do Sul.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top