Related »

Advogado conduz projetos ambientais de reflorestamento e soltura de silvestres

on abril 12 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

 

Sanhaço-de-encontro-amarelo ocorre, principalmente, na região sudeste do Brasil (Foto: Marcelo de Melo/ VC no TG)

Sanhaço-de-encontro-amarelo ocorre, principalmente, na região sudeste do Brasil (Foto: Marcelo de Melo/ VC no TG)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A área possui estrutura apropriada para adaptar as espécies; em dez anos, 80 mil árvores foram plantadas.

Observador de aves e fotógrafo de natureza, o advogado Marcelo Augusto Santana de Melo se dedica ao meio ambiente desde os 5 anos de idade, quando começou a acompanhar o pai nas pescarias.

Hoje, com 41 anos, o morador de Araçatuba (SP) visita frequentemente o Pantanal e a Mata Atlântica, incentivado pela observação das espécies. “Observar pássaros é um trabalho bem complexo e o registro fotográfico é parte dele. Não me contento só com a foto; quero conhecer, aprender e ajudar”, diz.

Os cliques são usados pelo advogado como “munição” contra os crimes ambientais. “Procuro ajudar na preservação do meio com meus registros. Quem admirar uma foto de um pássaro, com certeza vai pensar melhor antes de prejudicar a natureza”, afirma.

As expedições, programadas com antecedência, permitiram ao observador encontrar espécies raramente flagradas, como a onça-pintada, o crejoá, na Bahia, e os leões predando um gnu na África do Sul. Mas os destaques do acervo não o impedem de valorizar a riqueza das outras espécies.

“A diversidade de pássaros agrada muito quem gosta de natureza. Adoro os felinos, mesmo sendo raros de observar. Os primatas são sempre um espetáculo; são curiosos e permitem boas fotos.”

Além de manter o acervo, que ultrapassam 80 mil fotos, o advogado conduz projetos ambientais de proteção à fauna e flora brasileira: em 10 anos, 80 mil árvores foram plantadas em 24 alqueires de propriedade familiar. Além da criação de duas reservas particulares, proporcionou também um projeto oficial de soltura de animais silvestres.

Chamado de Chácara Três Meninos o espaço conta com o apoio técnico de veterinários e biólogos e uma estrutura com pomares especiais de árvores frutíferas e comedouros, necessários para a adaptação das aves que, na maioria das vezes, viviam em gaiolas. A área, localizada em Guararapes (SP), recebe visitas da Polícia Ambiental da região e já contou com a presença de animais como sucuri, onça-parda, gato-mourisco e anta.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/advogado-conduz-projetos-ambientais-de-reflorestamento-e-soltura-de-silvestres.ghtml

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top