Related »

Amazonia.com.br – CPI sobre tráfico de animais silvestres realiza primeira audiência

on novembro 26 | em FIQUE POR DENTRO, Renctas na Mídia | by | with No Comments

A CPI que investiga o tráfico de animais e plantas silvestres, da Câmara dos Deputados, realiza sua primeira audiência pública nesta terça-feira, 26/11, a partir das 14h30, no plenário 8, em Brasília.

Foram convidados para o debate o delegado-chefe do Núcleo de Repressão a Crimes Ambientais da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Ricardo Bechara; o coordenador-geral da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Rencta), Dener Giovanini; e o diretor da Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, José de Anchieta dos Santos.

O tráfico de animais silvestres é hoje a terceira maior atividade ilegal do mundo, só perdendo para o tráfico de drogas e de armas. A atividade movimenta no Brasil cerca de 1,5 bilhão de dólares e 20 bilhões de dólares no total, em todo o mundo.

O 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico da Fauna Silvestre, lançado pela Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres) em novembro de 2001, mostra que a Região Norte é a primeira no tráfico de animais. De 1992 a 2000 foram apreendidos 263.972 animais em todo o Brasil, 81.901 só na Região Norte. O destino internacional desses animais é a América do Norte, Europa e Ásia.

O tráfico é responsável pela retirada de cerca de 38 milhões de espécimes da natureza no Brasil. É estimado que para cada produto animal comercializado são mortos pelo menos 3 espécimes; e para o comércio de animais vivos, esse índice é ainda maior, de cada 10 (dez) animais traficados, apenas 1 (um) sobrevive. Nove morrem durante a captura ou no transporte inadequado.

Redação Portal Amazônia

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top