Related »

Amazonia.com – Tráfico de animais silvestres da Amazônia será tema de seminário

on agosto 9 | em FIQUE POR DENTRO, Renctas na Mídia | by | with No Comments

Por: Kátia Silva, do Portal Amazônia
Foi aprovado pela Comissão de Amazônia e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados a realização de um seminário que discutirá o tráfico de animais silvestres na Amazônia Legal.

De acordo com a proposta do deputado Josué Bengtson (PTB-PA), a idéia é discutir as ações e programas que vêm sendo desenvolvidos no combate e prevenção ao tráfico de animais na região amazônica.

O tráfico de animais silvestres é hoje a terceira maior atividade ilegal do mundo, só perdendo para o tráfico de drogas e de armas. A atividade movimenta no Brasil cerca de 1,5 bilhão de dólares e 20 bilhões de dólares no total, em todo o mundo.

O 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico da Fauna Silvestre, lançado pela Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres) em novembro de 2001, mostra que a Região Norte é a primeira no tráfico de animais. De 1992 a 2000 foram apreendidos 263.972 animais em todo o Brasil, 81.901 só na Região Norte. O destino internacional desses animais é a América do Norte, Europa e Ásia.

O tráfico é responsável pela retirada de cerca de 38 milhões de espécimes da natureza no Brasil. É estimado que para cada produto animal comercializado são mortos pelo menos 3 espécimes; e para o comércio de animais vivos, esse índice é ainda maior, de cada 10 (dez) animais traficados, apenas 1 (um) sobrevive. Nove morrem durante a captura ou no transporte inadequado.

“A Amazônia Legal tem sido alvo de traficantes que levam nossos animais silvestres para toda parte do mundo com os mais variados objetivos, desde a utilização pela indústria farmacêutica, até a comercialização com colecionadores”, justifica Josué Bengtson. “A ação depredadora dos traficantes atinge de forma negativa todo ecossistema da Amazônia”, completa o parlamentar.

Deverão ser convidados para o seminário representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Polícia Federal e de organizações não-governamentais, como a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas). A data de realização do seminário ainda não está confirmada.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top