Related »

Ambientebrasil Workshop capacita agentes de combate ao tráfico de animais

on fevereiro 25 | em FIQUE POR DENTRO, Renctas na Mídia | by | with No Comments

A cidade de Curitiba vai sediar nos próximos dias 25 e 26, segunda e terça-feira, no anfiteatro da biblioteca central da PUC, a partir das nove horas, o 13º Workshop Nacional – Animais Silvestres, Normatização e Controle, promovido pela ONG Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres). Desde 1999 esta oficina de trabalho é realizada em vários estados brasileiros com o objetivo de capacitar agentes de fiscalização, definir ações conjuntas e dar suporte às operações de fiscalização. O evento é destinado a delegados e agentes das polícias civil e militar, funcionários do Ibama e das secretarias de Meio Ambiente, Procuradoria da República, dirigentes de ONGs e profissionais das ciências ambientais.

Segundo a Coordenação Geral de Proteção e Fiscalização Ambiental do Ibama, o estado do Paraná pulou, em 2001, do vigésimo quinto para o primeiro lugar em número de autuações por tráfico de animais silvestres. Situadas na fronteira com o Paraguai, Foz do Iguaçu e Guaíra são duas das principais cidades do país onde ocorrem tanto captura quanto venda da fauna selvagem.

Por ano, são retirados 38 milhões de animais do território brasileiro. Apenas um, entre dez animais capturados, chega ao consumidor final, que pode comprar inclusive pela internet, em sites nacionais e internacionais. Estas duas informações constam do 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico de Fauna Silvestre, publicado pela Renctas em dezembro de 2001.

Hoje a Renctas é uma referência internacional no combate ao tráfico ilegal de animais, contando com 400 instituições e 18 mil pessoas filiadas, entre órgãos governamentais, setor privado e sociedade civil. É ainda objetivo permanente desta rede fomentar a sistematização de dados para a produção de relatórios sobre as características, rotas e principais responsáveis pelos crimes cometidos contra a fauna silvestre. ( Ascom Ibama- Paraná)

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top