Related »

Animais da reserva de Sooretama são atropelados em BR-101, no ES

on junho 28 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Animais são atropelados em reserva do estado (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Animais são atropelados em reserva do estado (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bichos saem da mata em busca de água e alimento em fazendas vizinhas.
Seca atinge a região e compromete a vida nas florestas.

Os animais da Reserva de Sooretama, no município de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, estão saindo da mata para buscar água e alimento em fazendas vizinhas. A seca que atinge a região tem comprometido, além das plantações, a vida nas florestas.

Um filhote de veado foi encontrado ferido em uma fazenda após ter sido atacado por cachorros e não resistiu aos ferimentos. Moradores da região contaram que a visita desses animais tem sido mais frequente. Especialistas acreditam que o filhote pode ter saído da reserva.

Os 13 córregos e o Rio Barra seca, que cortam a reserva, secaram. Os especialistas afirmam que a falta de água muda o comportamento dos animais, que invadem as fazendas em busca de água e alimento.

“Infelizmente a gente tem pouca água dentro da unidade de conservação. Em razão disso, os bichos têm sido forçados a sair e buscar água, muitas vezes fora da unidade. Fazendo com que eles fiquem mais expostos a ação humana e vários tipos de riscos”, alertou o analista ambiental Marcel Redling.

O atropelamento de animais também chamou a atenção do analista ambiental. Segundo Marcel, animais que praticamente não eram vistos no ambiente natural foram encontrados atropelados em um intervalo de poucos dias.

“É uma situação completamente incomum. Há quase seis anos que a gente faz monitoramento, foi a primeira vez que vimos o Jupara ser atropelado na estrada e com intervalo de quatro dias. Certamente os bichos estão sendo forçados a descer das árvores para tentar fontes de água e acabaram sendo atropelados”, completou.

A agricultora, Anésia Gabe, é dona de um terreno que fica ao lado da Reserva de Sooretama. Ela conta que um dia, após anoitecer, viu uma onça passar pela propriedade. Para ela, o animal pode ter ido atrás de água.

“Eu estava trabalhando na roça de maracujá, quando passei no meio da lavoura, os meus cachorros entraram no cafezal e voltaram todo arrepiados e corri também. Todo mundo estava dizendo que a onça estava rondando o rio” afirmou.

Na divisa de uma fazenda com a reserva, onde ficava uma represa é possível atravessar andando. É nesse local que o produtor Almiro Moreira, acredita que os animais atravessem para sua propriedade. No solo é possível identificar as pegadas de um animal. Para evitar os a presença dos bichos em sua terra, o produtor instalou uma cerca elétrica.

“Aumentou a seca e diminuiu a água, então foi aumentando a presença dos animais na roça. É possível ver anta, macaco, tucano, que a gente não via antes. A frequência dos animais é tão grande que nem a cerca elétrica para conter a presença deles. As antas vem atrás da minha produção de mamão” declarou.

Para os ambientalistas da Reserva de Sooretama essa situação só vai mudar quando voltar a chover na região. Quem encontrar um animal perdido deve informar a Reserva de Sooretama no telefone (27) 99991- 2366 ou levar na sede, localizada na BR-101.

 

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/06/animais-da-reserva-de-sooretama-sao-atropelados-em-br-101-no-es.html

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top