Related »

Aplicativo ajuda a denunciar tráfico de animais

on outubro 15 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

15/10/14 às 00:00
Ceres Battistelli – Bem Paraná

O tráfico de animais é uma das causas da extinção de espécies nativas.  Foto: Divulgação

O tráfico de animais é uma das causas da extinção de espécies nativas.
Foto: Divulgação

A rede social Facebook está disponibilizando aos seus usuários uma ferramenta para ajudar na identificação de animais em extinção ou ameaçados e que permite denunciar práticas ilegais.

O aplicativo que leva o nome de Extintômetro foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em parceria com 27 conselhos regionais. O objetivo é envolver a sociedade no combate ao tráfico de animais selvagens, uma das maiores causas de extinção de espécies.

O Extintômetro traz uma amostra representativa das 627 espécies brasileiras extintas ou ameaçadas de extinção, disponibiliza informações sobre como denunciar o tráfico de animais em cada estado brasileiro e permite que as fotos dos animais sejam usadas como avatar nos perfis pessoais dos usuários do Facebook.

Tráfico de animais no Paraná

O Ibama Paraná autuou em R$ 300 mil um traficante de animais silvestres, preso em flagrante na Região Metropolitana de Curitiba. A operação conjunta realizada esta semana contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.

O infrator foi preso em flagrante com 249 exemplares aves nativas da fauna brasileira, todas sem registro, acondicionadas em péssimas condições de higiene e superlotadas, sem água e alimentos. Entre as aves apreendidas estavam tico-ticos, pintassilgos e saí-beija-flores. O infrator foi enquadrado na Lei de Crimes Ambientais por transporte de aves nativas sem licença, e pela prática de maus tratos.

O superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, disse que a apreensão demonstra a importância do combate permanente ao tráfico de animais silvestres. Ele também reforçou a necessidade de ações integradas entre Instituições e a participação da sociedade para denunciar crimes contra os animais.

Todas as aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres da PUC/IBAMA, onde foram submetidas a tratamento emergencial.

CLIQUE AQUI para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top