Related »

Aquário do Pantanal terá animais da fauna pantaneira

on outubro 10 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Bichos já estão em quarentena no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).

08/10/2014 – 15h30
Gabriela Couto – Correio do Estado

Única anta albina criada em cativeiro está entre animais. Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado

Única anta albina criada em cativeiro está entre animais.
Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado

Quem pensa que o Aquário do Pantanal só terá peixes está enganado. O local também vai abrigar jacarés, ariranhas, antas e sucuris, que já estão em quarentena no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).

Dos 12,5 mil animais que estarão expostos para a visitação no Aquário do Pantanal, restam apenas os peixes para serem submetidos à ambientação, na Polícia Militar Ambiental (PMA).

Nos próximos 15 dias, equipes irão a campo capturar os peixes e plantas, que estarão expostos no local. O prazo depende apenas da conclusão do modelo de tanque reduzido, que é finalizado na sede PMA, com as mesmas características do que terá no aquário, para os peixes não morrerem.

Segundo João Onofre Pereira Pinto, que atua como colaborador do governo para implantação do aquário, há uma ordem de coleta desses peixes. “Primeiro vamos adquirir os comprados em piscicultura e aquariofilia e os doados de outros aquários e centros de pesquisa, para então sair para a captura”, explica.

A expectativa é de que, do porcentual dos animais, cerca de 20% a 30% sejam comprados. “Temos todos os rios do Estado mapeados, com o objetivo de coletar 450 espécies que estão espalhadas em várias regiões”, conta. Além de serem objetos de estudos científicos, os bichos da fauna pantaneira serão os responsáveis por disseminar a preservação dos demais.

Entre os desafios do centro de pesquisa, estará, no laboratório de bioensaios, o de recriar em cativeiro condições favoráveis à sobrevivência e propagação das espécies. Após dominar as exigências básicas para manutenção dos animais, abre-se a possibilidade de cultivá-los em condições controladas, conservando estoques naturais e evitando um possível impacto à biodiversidade.

CLIQUE AQUI para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top