Related »

ARARAS-AZUIS-DE-LEAR PASSAM POR EXAMES CLÍNICOS

on outubro 22 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Foram avaliados exemplares da espécie que fazem parte do Programa de Cativeiro.

21/10/2014
Portal Instituto Chico Mendes – ICMBio

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Brasília (21/10/2014) — Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio) fizeram exames clínicos nos exemplares de Arara-azul-de-lear (Anodorhynchusleari) que fazem parte do Programa de Cativeiro da espécie. O procedimento ocorreu entre os dias 29 de setembro e 06 de outubro. Na ocasião, um grupo de trabalho do Programa coletou material biológico para diagnosticar diversos agentes que podem comprometer a saúde das aves.

As amostras estão sob os cuidados do laboratório do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde serão processadas. Os resultados devem ficar prontos no início do mês de novembro e serão enviados às instituições participantes do Programa. O procedimento é determinante para o flocking – grande agrupamento de aves em idade reprodutiva que favorece o comportamento de livre escolha dos parceiros sexuais – e reprodução da espécie nas dependências do Centro de Conservação da Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (CECFAU).

“Além da avaliação clínica, os pesquisadores avaliaram as instalações físicas oferecidas pelas instituições mantenedoras das aves, que devem estar de acordo com o que estabelece o protocolo de manejo da espécie. Essa visita foi positiva porque permitiu uma troca de experiências no manejo das aves sob diversos aspectos, sobretudo no que diz respeito à reprodução dos animais”, ressaltou o coordenador do Programa de Cativeiro, Eduardo Araujo.

O Programa de Cativeiro da Arara-azul-de-lear foi implementado em 2013 com o objetivo de estabelecer a reprodução adequada – em termos genético, demográfico, sanitário e comportamental – para integrar um programa de revigoramento populacional, especialmente na região do Boqueirão da Onça (BA).

O grupo de trabalho do Programa é formado pelo coordenador Eduardo Araujo, pelos veterinários Juliana Sinhorini e Marcus Vinicius Marques e pelo especialista em nutrição de aves, Eurico Selmi.

Sobre o Cemave

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) é um dos 11 Centros administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Atua em todo território brasileiro e a sede está localizada na Floresta Nacional Restinga de Cabedelo, BR 230, Km 10, município de Cabedelo, na Paraíba.

O Cemave coordena um programa nacional de marcação de aves na natureza (Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres – SNA) com anéis numerados (ANILHAS), o maior do gênero na América Latina. Também é responsável pela avaliação do estado de conservação das aves brasileiras e pela elaboração e coordenação de Planos de Ação Nacionais (PANs) que atuam na conservação de aves brasileiras ameaçadas de extinção e das aves migratórias.

 

CLIQUE AQUI  para notícia original.

 

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top