Related »

Ararinha-azul, que inspirou animação ‘Rio’, será reintroduzida no Brasil

on julho 18 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Ararinha-azul - Divulgação / Al Wabra Wildlife Preservation

Ararinha-azul – Divulgação / Al Wabra Wildlife Preservation

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espécie que desapareceu da natureza terá centro de recuperação na Bahia

RIO — A espécie de ave que inspirou a criação do personagem Blue, do desenho animado “Rio” (2011), considerada em vias de extinção desde 2000, receberá uma área especial para sua reintrodução no Brasil. Uma parceria capitaneada pelo Ministério do Ambiente construirá, em uma fazenda baiana, o Centro de Reintrodução e Reprodução da Ararinha-Azul na Caatinga.

O governo federal e as instituições envolvidas no projeto calculam um investimento de R$ 5 milhões até que a espécie tenha condições para retornar a seu habitat natural, o que poderia ocorrer em 2019. Estima-se que a ave, nativa da Caatinga, tenha 120 indivíduos em cativeiro no Catar, Alemanha e Brasil.

— Há mais de 15 anos, a Caatinga sofre com a falta das ararinhas — destaca o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. — Sabemos que todas as espécies, desde as mais exuberantes às mais singelas, são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. A dedicação de tantas pessoas de diferentes origens para chegarmos até aqui simboliza a compreensão de nossa responsabilidade comum.

Localizada às margens do riacho Melancia, a Fazenda Concórdia, em Curaçá (BA), é uma propriedade de 2.380 hectares e pertence à companhia Al Wabra, do Catar. Além dela, o projeto também conta com o apoio da Associação para Conservação de Papagaios em Extinção, da Alemanha, a Parrots International, dos Estados Unidos, e a Jurong Bird Park, de Singapura. No Brasil, o apoio será comandado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/ararinha-azul-que-inspirou-animacao-rio-sera-reintroduzida-no-brasil-19711009

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top