Related »

Ave ameaçada de extinção tem filhotes em zoológico em João Pessoa, PB

on fevereiro 6 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Três filhotes de jacucaca nasceram no parque.
Espécie está ameaçada devido à caça e ao desmatamento.

05/02/2016 – 17h50
Do G1 – PB

 

Eles nasceram na terça-feira (2) no recinto de aves da Bica. Foto: Patrícia Cantisani / Secom-JPl

Eles nasceram na terça-feira (2) no recinto de aves da Bica.
Foto: Patrícia Cantisani / Secom-JPl

 

Três filhotes de jacucaca nasceram no Recinto das Aves do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), que fica no bairro de Tambiá, em João Pessoa.

A informação foi divulgada pela prefeitura da Capital, nesta sexta-feira (5).

A espécie está ameaçada de extinção devido à caça e ao desmatamento indiscriminados. Os filhotes nasceram na terça-feira (2).

Geralmente a ave realiza postura de dois a três ovos por ninhada, é adaptada a ambientes terrestres e habita as caatingas brasileiras, da região Nordeste ao estado de Minas Gerais.

O animal, que é considerado de grande porte entre os cracídeos, normalmente chega a medir cerca de 70 centímetros, em geral, possui coloração canela escura com riscos brancos e a testa é preta com largas sobrancelhas brancas unidas na frente.

O médico veterinário do Parque, Thiago Nery, disse que, por ser espaçoso e possuir vegetação fechada, o Recinto das Aves permite que os animais se sintam protegidos e confortáveis. O local abriga em torno de 30 espécies de aves, entre araras, jandaias, papagaios e outras também ameaçadas de extinção. Possui área com vegetação e fonte de água natural que propicia aos animais um ambiente adequado para construírem seus próprios ninhos.

Jair Azevedo, diretor da Bica, comentou a importância da reprodução da espécie em zoológico. “Os bons zoológicos têm uma função primordial para as espécies ameaçadas, desenvolvendo sempre programas de conservação das mesmas, com objetivo de evitar a extinção, e a Bica está inserida nesse parâmetro”, disse.

 

CLIQUE AQUI  para notícia original.

 

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top