Related »

Baleia-bicuda rara aparece morta em praia da Austrália

on outubro 14 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Baleia-bicuda vive em grandes profundidades longe da costa.
É muito raro ver exemplares da família, por isso se sabe pouco sobre ela.

14/10/2014 10h54
Da France Presse

Baleia-bicuda, que apareceu morta a cerca de 150 quilômetros de Sydney, na Austrália. Foto: AFP Photo/ORRCA/Elise Bailey

Baleia-bicuda, que apareceu morta a cerca de 150 quilômetros de Sydney, na Austrália.
Foto: AFP Photo/ORRCA/Elise Bailey

Uma rara baleia-bicuda encalhou em uma praia da Austrália nesta terça-feira (14), chamando a atenção de pesquisadores que sabem pouco sobre o animal, conhecido por passar grande parte da sua vida mergulhando em grandes profundidades, longe da costa.

A baleia, de 3 a 4 metros de comprimento, foi encontrada morta na praia de Redhead, 150 quilômetros ao norte de Sydndey. Especialistas examinaram e coletaram amostras antes de enviar sua cabeça para o Museu Australiano em Sydney.

“É triste, mas também emocionante, já que podemos aprender muito mais sobre o animal”, disse o presidente da Organização pelo Resgate e Pesquisa de Cetáceos na Austrália (ORRCA, na sigla em inglês), Ronny Ling.

Detalhe da cabeça da baleia-bicuda encontrada na Austrália. Foto: AFP Photo/ORRCA/Elise Bailey

Detalhe da cabeça da baleia-bicuda encontrada na Austrália.
Foto: AFP Photo/ORRCA/Elise Bailey

“Não sabemos muito sobre elas, raramente conseguimos vê-las. Coletamos amostras e medidas, removeremos a cabeça e mandaremos para o Museu Australiano”, acrescentou. As mandíbulas serão radiografadas e, juntamente com o DNA, isso devem confirmar a espécie da baleia-bicuda.

O estudo e o conhecimento sobre a família da baleia-bicuda, um dos cetáceos que mergulham em maior profundidade, é limitado porque elas dão preferência a habitats profundos. “O pouco que sabemos das baleias-bicudas vem principalmente de animais encalhados”, diz o site whaleresearch.org.

A bióloga marinha Elise Bailey disse à rádio “ABC” que nunca tinha visto uma baleia-bicuda em seus 20 anos de carreira até agora. “Você não vê normalmente uma baleia-bicuda aparecer nessas águas”, disse, acrescentando que é muito cedo para determinar do que a baleia morreu.

“Ela poderia estar doente, poderia estar velha, pode ter sido algum trauma”, disse.

CLIQUE AQUI para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top