Related »

Câmera registra onça-pintada em estação ecológica do DF

on outubro 15 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Ibram informou que havia 30 anos que espécie não era vista na cidade.
Imagens foram captadas por meio de projeto de monitoramento de animais.

15/10/2014 – 15h05 / Atualizado em 15/10/2014 – 19h08
Do G1 – DF

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Imagens captadas pelo Instituto Brasília Ambiental mostram uma onça-pintada dentro da Estação Ecológica de Águas Emendadas, em Planaltina, na última quinta-feira (9).

De acordo com o órgão, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, havia mais de 30 anos que um exemplar da espécie não era visto no Distrito Federal. As câmeras também registraram a presença de uma suçuarana.

As imagens são resultado de um projeto de monitoramento de médios e grandes mamíferos que o Ibram desenvolve desde o início de setembro. Há quatro armadilhas fotográficas, instaladas em diferentes pontos da estação. O local, que fica a 50 quilômetros do Plano Piloto, tem uma área de aproximadamente 10 mil hectares e não recebe visitas.

De acordo com o instituto, a notícia trouxe “muita satisfação” à equipe. “Além da divulgação acadêmica da informação junto a uma revista cientifica especializada, em razão de sua importância para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e conservação, o objetivo do instituto agora é reunir parceiros de outras instituições para que medidas preventivas sejam adotadas a fim de garantir a preservação da espécie no local.” Dados da instituição apontam que, em menos de um ano, duas suçuaranas foram atropeladas no entorno da estação.

O órgão também disse ter expectativa de instalar outras seis armadilhas fotográficas na estação. Assim, afirmou em nota, será possível identificar se há somente uma onça-pintada frequentando a unidade ou se há outros membros da espécie.

Outras aparições

Em maio deste ano, uma suçuarana foi vista por um homem nas proximidades do zoológico. O animal pode pesar até 120 kg e percorrer até 50 quilômetros em busca de comida. A suspeita da assessoria do parque era de que o animal tivesse saído de alguma área do Parque Nacional.

Em 2012, câmeras de vigilância do Superior Tribunal de Justiça flagraram outra suçuarana caminhando dentro do estacionamento norte do tribunal. De acordo com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o animal era adulto e tinha cerca de 40 kg.

CLIQUE para assistir ao vídeo.

CLIQUE AQUI para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top