Related »

Correio do Brasil – Brasileiros temem ser invadidos por país rico, diz pesquisa

on maio 6 | em FIQUE POR DENTRO, Renctas na Mídia | by | with No Comments

Por Redação com Reuters – de Brasília

Quase três quartos dos brasileiros acreditam que uma potência estrangeira pode invadir o país para assumir o controle de seus vastos recursos naturais, revelou uma pesquisa encomendada por um grupo de defesa dos animais.

A pesquisa, realizada pelo Ibope, foi a primeira a fazer essa pergunta aos habitantes do Brasil, país cujas Forças Armadas fizeram da defesa da Amazônia uma de suas prioridades depois do fim do regime militar, em 1985.

Segundo os números do Ibope, divulgados na quinta-feira, 75% dos brasileiros consideravam ser possível que uma potência estrangeira invadisse o país por causa de seus recursos naturais – 19% não achavam haver essa ameaça, e 6% não quiseram opinar.

– Nunca imaginamos que esse número seria tão grande – afirmou Dener Giovanini, coordenador geral do grupo Renctas, de proteção aos animais.

– Isso é praticamente uma paranóia nacional.

O Ministério do Meio Ambiente do país não quis se manifestar sobre a pesquisa.

A Amazônia, uma região maior que a Europa ocidental, abriga 30% das espécies de plantas e animais do planeta, fazendo dela uma grande fonte para potenciais remédios.

Cerca de 30% da água doce do mundo corre no meio dessa selva, uma grande área contínua de floresta tropical.

A existência desses recursos e o ritmo acelerado do desmatamento levaram alguns ambientalistas estrangeiros a sugerir que o Brasil não teria a capacidade de administrar a Amazônia.

Segundo Giovanini, os temores de que haja uma invasão podem ser explicados pelo fato de a maior parte dos brasileiros acreditar que o país não respeita seu meio ambiente.

– Acho, pessoalmente, que essa possibilidade existirá enquanto o Brasil não fizer nada para mudar seu critério de conservação da biodiversidade da Amazônia. Porque a Amazônia está em uma situação muito crítica e eu acredito que a comunidade internacional fará alguma coisa.

A pesquisa, com 2.002 pessoas, foi realizada entre os dias 8 e 13 de abril e possui uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top