Related »

Em dois meses, três onças-pardas foram reabilitadas no Bosque Fábio Barreto

on julho 23 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Com o início da colheita da cana-de-açúcar, os animais acabam sendo expulsos do seu ambiente nativo.

Com o início da colheita da cana-de-açúcar, os animais acabam sendo expulsos do seu ambiente nativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Bosque/ZOO Fábio Barreto recebeu nos últimos dois meses três exemplares de onças-pardas (Puma concolor), resgatadas na região. Com o início da colheita de cana, muitos animais são expulsos de seu ambiente nativo, seja pelo barulho das colheitadeiras ou pelas queimadas.

O primeiro exemplar encontrado em Cajuru sofreu uma perfuração no globo ocular direito, sendo necessária a retirada do olho. O animal permaneceu na instituição para sua recuperação cirúrgica e em seguida foi destinado para a Associação Mata Ciliar, que faz um trabalho de reabilitação para que o animal possa ser solto na reserva de Vassununga – SP, em data a ser definida.

No último dia 5 de julho um filhote de aproximadamente 15 dias foi encontrado em um canavial na cidade de Franca e posteriormente encaminhado para o Zoológico onde recebe todos os cuidados neonatais necessários para um bom desenvolvimento do animal. Após esses dezessete dias de cuidados intensos 24 horas por dia, dobrou de peso e está em perfeitas condições para ser transferido também para a Associação Mata Ciliar.

Foi resgatada também pelo Corpo de Bombeiros, na cidade de Cajuru, a terceira onça-parda, no dia 11 de Julho. Ela deu entrada no Zoológico sem reação nenhuma, o animal chegou com um prognóstico desfavorável por apresentar diversas lesões de pele e musculatura pelo corpo, fratura completa de tíbia direita com exposição óssea e muito debilitada devido à hipotermia (baixa de temperatura corpórea) e choque hipovolêmico (quadro ocasionado pela perda muito grande de sangue). Após as primeiras 24h apresentou melhora, possibilitando assim os procedimentos cirúrgicos necessários. O animal permanecerá por, no mínimo, quarenta dias no Zoológico para a sua recuperação e em seguida também será encaminhado para a Associação Mata Ciliar.

Onça-parda

Onça-parda ou Puma também conhecida no Brasil por Suçuarana é o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile. O animal habita desde florestas densas, até áreas desérticas. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas. Foi considerado o carnívoro brasileiro com maior adaptabilidade.

Fonte: http://www.revide.com.br/noticias/oncas-pardas-foram-reabilitadas-no-bosque-fabio-barreto/

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top