Related »

Em estado gravíssimo, puma achado ferido tem pata amputada no RS

on agosto 18 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Veterinários afirmam que estado de saúde do felino é gravíssimo.
Animal mordeu a pata durante a madrugada desta segunda-feira (18).

18/08/2014 14h20 – Atualizado em 18/08/2014 14h20

Do G1 RS

puma1a

Estado de saúde do puma é considerado gravíssimo (Foto: Halder Ramos/GramadoZoo/Divulgação)

O puma encontrado ferido na ERS-020, emCambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, teve a pata esquerda traseira amputada na manhã desta segunda-feira (18). A equipe do Gramadozoo, em Gramado, onde ele recebe tratamento, tomou a decisão após o animal ter agravado a lesão durante a madrugada, ao morder o membro para tentar arrancar a imobilização colocada após cirurgia.

Segundo o veterinário Renan Stadler, o estado do felino é gravíssimo. Ele permanecia sedado até o início da tarde. Durante o dia, deverá receber comida através de uma sonda gástrica, que leva o alimento direto para o estômago do animal.

“Não tínhamos outra opção. Após ele ficar mordendo o machucado, ia dar uma necrose, uma infecção gerenalizada, e ele iria morrer. Era eutanásia ou amputávamos a pata. É uma cirurgia bem complexa, e ele está bem fraco. Estamos fazendo o que está a nosso alcance”, relatou ao G1.

Com a amputação da pata, a intenção de que o animal retornasse para a natureza após o tratamento não será mais possível. “Agora, em questão de 20 dias, já está cicatrizado, mas depende muito do animal a melhora. Ele ainda corre risco”, completa o veterinário, responsável técnico pelo Gramadozoo.

Na última semana, o animal foi submetido a uma cirurgia para implante de pinos na pata traseira, que tinha fratura exposta, e passou por ultrassonografia. Segundo a polícia, o puma foi encontrado por volta das 19h de quarta-feira (13) pelo analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) Anivaldo Chaves, que acionou a Brigada Militar. Uma equipe foi montada às pressas para salvar a vida do felino. Com 38,7 quilos, o puma é considerado jovem.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/08/em-estado-gravissimo-puma-achado-ferido-tem-pata-amputada-no-rs.html

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top