Related »

Bonde News – Curitiba/PR – Aranhas vindas da África do Sul são apreendidas no Paraná

on January 30 | in Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Divulgação / Ibama

Elas estavam condicionadas em recipientes plásticos.
Foto: Ibama / Divulgação
aranha_dentro
Aranha foi encontrada pelo raio-X dos Correios.
Foto: Ibama /Divulgação
O Ibama, em ação fiscalizatória conjunta com os Correios, interceptou nesta semana, um pacote com aranhas caranguejeiras exóticas, provenientes de Joanesburgo, na África do Sul, com destino a uma cidade no interior do estado do Paraná.

A encomenda foi identificada nos procedimentos de raio-x dos Correios, quando então os agentes ambientais federais do Ibama depararam-se com produto de tráfico internacional de animais silvestres: quatro aranhas caranguejeiras exóticas, vivas, acondicionadas em recipientes plásticos, vindas diretamente do continente africano.

O Superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, observa que “é importante a efetividade dos convênios do Ibama para atuações em cooperação com outras instituições nas ações de combate à ilícitos ambientais”. Ele ressalta ainda, que esta ação está inserida no contexto da fiscalização das operações de comércio exterior nos portos, aeroportos, áreas alfandegárias e aduaneiras.

“Com a aproximação da Copa do Mundo na cidade de Curitiba, a Superintendência do Ibama intensificará as rotinas de fiscalização junto aos Correios” – relatou Jorge Callado.

Desde 2012, o Ibama desenvolve parceria no Paraná com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o que possibilita que o órgão ambiental tenha maior eficiência em agir nos crimes de tráfico de animais e biopirataria.
A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização, além de significar um risco para a fauna nativa configura também crime ambiental, com pena de detenção de até um ano de prisão e multa.
Os animais apreendidos foram encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para identificação e, tratando-se de espécie exótica, para as devidas destinações que impeçam a introdução da espécie no meio ambiente.
O receptor foi multado conforme legislação.
Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top