Related »

Globo Rural – Vitória da ecologia

on November 19 | in FIQUE POR DENTRO, Renctas na Mídia | by | with No Comments

O brasileiro Dener Giovanini vai receber hoje, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o prêmio ambiental Unep-Sasakawa, considerado um dos mais importantes do mundo. É a segunda vez que um brasileiro recebe o Unep-Sasakawa. Em 1990, Chico Mendes foi o indicado.

O trabalho de recuperação ambiental feito pelo ecologista Dener Giovanini foi a razão que o levou a ser escolhido pela ONU. Ele é fundador e coordenador da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas).

A Renctas intercepta animais silvestres que foram retirados de seu hábitat para ser contrabandeados. Os bichos sofrem nas mãos dos traficantes e, geralmente, precisam receber tratamento antes de serem devolvidos à natureza.

Além disso, a ONG oferece outras alternativas de trabalho para os potenciais caçadores. “O Brasil tem um papel fundamental para liderar a comunidade internacional na reaão de combate ao tráfico de animais silvestres. Tenho certeza de que esse prêmio vai nos permitir ter visibilidade, que não tínhamos”, declarou o ativista.

O chinês Xie Zhenhua divide o prêmio, de 200 mil dólares, com Giovanini. Ele é vice-presidente do Conselho de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e o Meio Ambiente da China e luta há duas décadas pela proteção ambiental.

Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top