Related »

INFORMATIVO RENCTAS Nº 01/2007 – RENCTAS apresenta diagnóstico sobre o tráfico de animais silvestres em audiência pública na Câmara Federal.

on February 3 | in Boletins Informativos, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Cerca de 100 pessoas, entre parlamentares, dirigentes de órgãos públicos e de organizações não governamentais, além de representantes de governos estrangeiros, participaram na tarde de ontem da audiência pública convocada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal – CMADS e pela Frente Parlamentar Ambientalista para a apresentação do Diagnóstico Sobre o Comércio Ilegal da Fauna Silvestre na Mata Atlântica.

(E/D) Dener Giovanini (Coord. geral RENCTAS), Dep. Sarney Filho (PV-MA), Dep. Nilson Pinto (PSDB-PA, pres. da CMADS), Dep. Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Ângela Branco(Coord Proj RENCTAS)(FOTO: AGÊNCIA CÂMARA)

O documento – contendo 202 páginas – é o resultado de dois anos de pesquisas realizadas pela RENCTAS e que contou com o patrocínio do Critical Ecosystem Partnership Fund – CEPF e apoio da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, mantida pela Conservação Internacional do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica. A apresentação dos resultados do diagnóstico foi realizada pela Coordenadora de Projetos da Renctas, Angela Branco, que também foi a responsável pela realização do estudo.

O Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho, afirmou que o Congresso Nacional precisa agilizar a implementação das recomendações formuladas pelas duas Comissões Parlamentares de Inquérito – CPIs que já investigaram o tráfico de animais silvestres. “O Parlamento já demonstrou sua preocupação com esse tema e agora precisa colocar em votação os projetos de leis que foram apresentados durante a realização das CPIs”, afirmou o ex-ministro do meio ambiente.

Possibilidade de extinção de espécies raras localizadas na Mata Atlântica brasileira motivou debate parlamentar (FOTO: AGÊNCIA CÂMARA)
Para o deputado Rodovalho, titular da CMADS, “a sociedade precisa ser estimulada a participar efetivamente das ações contra o tráfico de animais silvestres e para isso é necessário criarmos um amplo projeto de conscientização ambiental, que envolva as organizações do terceiro setor e o governo federal”. A proposta do deputado Rodovalho foi endossada pelo vice-presidente da CMADS, deputado Ricardo Trípoli, que afirmou ainda que o diagnóstico apresentado pela RENCTAS é de extrema importância para a implementação de políticas públicas. “Esse documento não se preocupou apenas em apontar os problemas, ele foi além e apresenta sugestões para uma ação concreta dos governos federal, estaduais e municipais para resolver a questão, isso é raro hoje em dia”, concluiu.

O presidente da CMADS, deputado Nilson Pinto, afirmou durante a abertura da audiência pública que a Comissão está à disposição da RENCTAS para contribuir no que for necessário no sentido de amplificar os resultados do projeto.

A RENCTAS encaminhará oficialmente ao IBAMA e aos demais órgãos que participaram da elaboração do diagnóstico uma solicitação para que eles dêem continuidade ao processo, através do banco de dados colocados à disposição dos mesmos através do site:

www.diagnostico.org.br

Brasília – 03/02/07

Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top