Related »

INFORMATIVO RENCTAS Nº 03/2007 – 78.328 e-mails cadastrados

on November 11 | in Boletins Informativos, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

MENSAGEM

Caros membros, amigos e colaboradores,

É com imensa satisfação que lhe enviamos este Boletim Informativo. Ele contém algumas das ações realizadas pela nossa instituição ao longo de 2007 e demonstra como o apoio de cada um de vocês contribui para que a Renctas continue sendo umas das mais respeitadas organizações ambientais do Brasil. O reconhecimento nacional e internacional dirigido à Renctas é motivado principalmente pela seriedade e eficiência das suas iniciativas. A Renctas definitivamente mudou a história do tráfico de animais silvestres no país e tornou-se um modelo para muitas organizações. Ficamos felizes de inspirar o combate ao comércio ilegal da nossa fauna silvestre e, mais ainda, despertar o desejo de outras ONGs e pessoas a tentar seguir nosso exemplo. Ainda há muito a ser feito. Graças, porém, ao esforço coletivo promovido pela Renctas, hoje podemos ter mais esperança num futuro melhor para o Brasil.

As ações da Renctas não são esporádicas ou centradas em ações isoladas, cujos resultados são limitados e, quase sempre, inúteis. O nosso objetivo maior é promover uma verdadeira mudança no cenário ambiental do nosso país. É com base nesse princípio que norteamos as nossas estratégias para, prioritariamente, ampliar a conscientização ambiental e aperfeiçoar as políticas públicas.

Temos muito orgulho em afirmar que a Renctas alcançou o que muitos tentaram e jamais conseguiram – ter resultados concretos e mensuráveis. E não temos nenhuma modéstia em dizer isso, porque temos consciência de que todo o nosso trabalho é o resultado do esforço de milhares de pessoas, e outras centenas de empresas e membros do poder público.
A seriedade, o compromisso com a ética e a firmeza em suas decisões proporcionou à Renctas aglutinar diversos segmentos da nossa sociedade em prol do bem comum – a conservação da biodiversidade. As parcerias implantadas pela organização com o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor solidificaram nossa missão e proporcionaram a realização de projetos concretos para a conservação da nossa biodiversidade.

A seguir, você terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre o que realizamos em 2007 com a sua ajuda. Obrigado em nome de toda a equipe Renctas pelo apoio e pela confiança em nosso trabalho. Ele é o melhor. Porque ele é seu!

FELIZ 2008!

Dener Giovanini
Coordenador-Geral da Renctas

CAMPANHAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    • a) Distribuição de kits educativos

      001-distribuicao-kitsEm 2007 foram distribuídos gratuitamente para escolas, universidades, ONGs e educadores ambientais 14.768 kits (compostos de vídeo, cartazes, revistas e fôlderes) destinados à conscientização sobre os danos causados pelo tráfico de animais silvestres.

    • b) Exposições nos aeroportos

      002-distribuicao-kits003-distribuicao-kitsNeste ano a Renctas renovou sua parceria com a Infraero e promoveu a realização de três exposições itinerantes em aeroportos internacionais brasileiros: Rio de Janeiro (Galeão), Belo Horizonte (Confins) e São Paulo (Guarulhos). Nessa nova etapa, a exposição já foi visitada por cerca de um milhão de pessoas, além de serem distribuídos 200 mil fôlderes e 30 mil cartazes. Todas as exposições da Renctas contam com a presença de estudantes universitários das ciências ambientais, que atuam como monitores, prestando informações ao público e recebendo a visita das escolas públicas da região onde se encontram os aeroportos.

    • c) Utilização de mídias alternativas

      A Renctas utilizou durante o ano de 2007 diversas mídias alternativas para divulgar mensagens contra o tráfico de animais silvestres. Somente no Metrô de São Paulo, através de uma parceria com a empresa Metrô TV, foram veiculados vídeos educativos para cerca de 600 mil passageiros/dia. A empresa BUSTV também participa ativamente das ações de conscientização ambiental promovidas pela Renctas, por meio da divulgação de campanhas em cerca de 500 ônibus na cidade de São Paulo.

  • d) Treinamento de professores e educadores ambientais

    019-treinamentoAo longo deste ano, 3.765 professores, educadores ambientais e dirigentes de organizações não-governamentais receberam da Renctas informações e orientação didática para desenvolver planos de aula ou atividades destinadas a conscientizar jovens estudantes sobre os problemas ambientais. Essa iniciativa da Renctas também tem por objetivo contribuir com a ampliação e fortalecimento da consciência cidadã, como o incentivo ao voluntariado, entre outros.

FORTALECIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

    • a) Monitoramento parlamentar de projetos de lei relacionados a fauna silvestre

      004-politicosA Renctas mantém uma permanente e ativa interlocução com a Câmara e o Senado Federal para acompanhar a tramitação de projetos de lei e outras ações legislativas que tenham como objeto a fauna silvestre brasileira. A constante participação da Renctas em audiências públicas, reuniões das Comissões Permanentes de Meio Ambiente, Amazônia, Saúde, Relações Exteriores e Educação, além de encontros semanais com diversos parlamentares, tem contribuído para sensibilizar deputados e senadores para a urgência de votação de algumas proposições, como as recomendadas pelas duas CPIs sobre o tráfico de animais silvestres e biopirataria. A Renctas também atua como consultora para muitos parlamentares que solicitam pareceres técnicos ou material de pesquisa. Em 2007 a Renctas participou de 57 encontros no Congresso Nacional, além de emitir 23 relatórios técnicos. A atuação da Renctas no parlamento é apartidária e neste Boletim gostaríamos de agradecer publicamente e destacar a atuação e o empenho dos seguintes parlamentares na proteção da biodiversidade brasileira:

      Deputados Federais:

      Antonio Palocci – PT/SP, Camilo Cola – PMDB/ES, Fernando Gabeira – PV/RJ, Givaldo Carimbão – PSB/AL, Henrique Afonso – PT/AC, Lobbe Neto – PSDB/SP, Maria Helena – PSB/RR, Mendes Thame – PSDB/SP, Nilson Pinto – PSDB/PA, Paes Landim – PTB/PI, Reinaldo Nogueira – PDT/SP, Ricardo Trípoli – PSDB/SP, Sarney Filho – PV/MA e Vanessa Grazziotin – PCdoB/AM.

      Senadores:

      Artur Virgilio – PSDB/AM, Eduardo Suplicy – PT/SP, José Sarney – PMDB/AP, Roseana Sarney – PMDB/MA, Sibá Machado – PT/AC e Romeu Tuma – PTB/SP

    • b) Participação na Frente Parlamentar Ambientalista

      004-politicos2Em 2007 a Renctas participou de várias reuniões da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Federal, que congrega mais de 200 parlamentares e é coordenada pelo Deputado Sarney Filho. Dentre os diversos temas abordados pela Renctas nos encontros da Frente estão: o risco de zoonoses disseminadas pelo comércio ilegal de animais, deficiências no setor de controle e fiscalização ambiental, falta de harmonização nas normatizações ambientais de diversos órgãos públicos, desarticulação dos estados na abordagem do tráfico de animais e lentidão no trâmite de projetos de lei prioritários para a conservação da biodiversidade.

    • c) Participação nas discussões do Plano Plurianual do Governo Federal

      Em 2007 a Renctas manteve diálogos com diversos parlamentares para que dessem apoio à iniciativa do Deputado Ricardo Trípoli de ampliar os recursos federais destinados aos órgãos públicos para pesquisa, fiscalização e conservação da fauna silvestre, além de promover encontros temáticos com membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal.

    • d) Articulação com órgãos públicos federais

      005-articulacaoAo longo de 2007 a Renctas manteve permanente contato com o Ministério do Meio Ambiente, Ibama e Instituto Chico Mendes com o objetivo de debater temas relacionados à fauna silvestre brasileira. No último trimestre a Renctas analisou, em conjunto com diversos dirigentes e técnicos desses órgãos, a realização de quatro projetos em parceria para 2008. Neste ano também foi assinado um Termo Nacional de Mútua Cooperação entre Renctas e Polícia Rodoviária Federal para a execução de diversas ações no combate ao tráfico de animais silvestres nas rodovias federais.

  • e) Articulação com órgãos públicos estaduais

    Uma das prioridades da Renctas em 2007 foi a articulação com órgãos públicos estaduais, no sentido de ampliar as ações de combate ao tráfico de animais silvestres e promover a conservação da biodiversidade.

Distrito Federal

Parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Secretaria de Estado da Cultura, para a realização de um evento internacional de Meio Ambiente e Cultura a ser realizado em Brasília e outro sobre a recuperação de uma Área de Conservação Ambiental, ambos em 2008.

Minas Gerais

006-documentacao-peixesEm parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e com o Instituto Estadual de Florestas, foram realizadas diversas ações estratégicas, como a capacitação e treinamento de agentes públicos, exposição sobre o tráfico de animais e levantamento de rotas utilizadas pelos traficantes.

Goiás

007-goiasA Renctas apoiou, mediante assinatura de um Termo de Mútua Cooperação, a iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente para realização de campanha estadual contra o tráfico de animais silvestres.

Pernambuco

Parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ibama e Associação Municipalista de Pernambuco para elaboração de um plano estratégico integrado para o combate ao comércio ilegal da fauna silvestre.

GERAÇÃO DO CONHECIMENTO

    • a) Diagnóstico da Mata Atlântica

      008-cartaz-renctasEm 2007 a Renctas publicou o Diagnóstico sobre o Comércio Ilegal da Fauna Silvestre na Mata Atlântica. O documento – contendo 202 páginas – é o resultado de dois anos de pesquisas realizadas pela Renctas. Contou com o patrocínio do Critical Ecosystem Partnership Fund – CEPF e apoio da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, mantida pela Conservação Internacional do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica. A Coordenadora de Projetos da Renctas, Angela Branco, foi a responsável pela realização do estudo.

    • b) Avaliação externa do desempenho da Renctas

      009-avaliacao-externaNo primeiro semestre de 2007 a economista e escritora Camila Serra publicou o livro Empreendedorismo na gestão ambiental – o combate ao tráfico de animais silvestres, que elucida os mecanismos de cooperação entre as ONGs e o poder público, além de abordar o histórico da Renctas e os resultados alcançados pelas suas estratégias de atuação. Após um intenso trabalho de pesquisa e análise da atuação do terceiro setor no Brasil, a escritora utilizou a Renctas como um modelo-padrão de investigação do Empreendedorismo Social na formatação de políticas públicas na área ambiental.

    • c) Relatório sobre doenças emergentes

      Com o patrocínio da Fundação Avina e em parceria com o Ministério da Agricultura e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Pnuma, a Renctas iniciou em 2007 a elaboração preliminar do I Diagnóstico nacional sobre doenças emergentes e reemergentes e sua relação com o comércio ilegal da biodiversidade. O projeto, a ser concluído até o final de 2008 ou início de 2009, contará com uma ampla equipe de especialistas na área de saúde pública e meio ambiente.

  • d) Monitoramento do tráfico de animais silvestres

    Por meio de seu site, a Renctas recebeu ao longo deste ano 87.670 e-mails e teve uma média de 35 mil acessos mensais únicos. A utilização da internet como um instrumento de mobilização pública é uma das estratégias utilizadas pela Renctas para cumprir sua missão institucional. Além do atendimento ao usuário, através da disponibilização de informações e esclarecimento de dúvidas, a Renctas também promove a articulação nacional entre os órgãos públicos de controle e fiscalização ambiental, por meio da disponibilização de bancos de dados e repasse de relatórios solicitados por polícias florestais, Justiça, Ministério Público Federal e promotorias estaduais.

PARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO

    • a) Atividades externas

      Em 2007 a Renctas participou de nove Congressos e Seminários internacionais, nacionais e estaduais. Promoveu 46 palestras e esteve presente em nove eventos multissetoriais.

  • b) Publicações dirigidas

    Foram publicados 21 artigos na imprensa nacional, oito na imprensa internacional, cinco boletins internos dos Conselhos da Renctas, dois comunicados aos membros, um diagnóstico regional, e expedidos 876 ofícios administrativos.
    AÇÕES COM A INICIATIVA PRIVADA.

Grupo Itapemirim:

010-grupo-itamirim011-grupo-itamirimA parceria entre a Renctas e o Grupo Itapemirim, iniciada em 2004, entrou na segunda fase em 2007. Capas de passagens, outdoors, busdoors, kit-lanches, cartazes, camisetas, chaveiros, papéis de bandeja e sacolas de bordo, entre outras tantas mídias utilizadas como meios para a conscientização ambiental, conferiram a essa iniciativa o Prêmio UBS de melhor parceria entre a iniciativa privada e o terceiro setor na área ambiental, que inclui ainda o treinamento de funcionários (supervisores, motoristas e despachantes) de modo a se evitar o transporte ilegal de animais silvestres por passageiros.

Grupo Martins:

012-colecao-bichos013-caminhaoO maior grupo atacadista do país é parceiro da Renctas em diversas ações destinadas ao combate ao tráfico de animais silvestres. A Rede Smart de Supermercados, pertencente ao Grupo Martins, realizou em 2007, pelo segundo ano consecutivo, a promoção “Fauninha”, que resultou na venda de milhares de bichinhos de pelúcia da fauna brasileira, nas cerca de 800 lojas da rede. Os colecionáveis são formados por oito animais silvestres, como o lobo-guará, a jaguatirica e a tartaruga, entre outros. Parte do lucro das vendas dessa promoção foi destinada à Renctas, que com a Rede Smart está elaborando novas campanhas para 2008. Aproximadamente 12 milhões de pessoas já foram beneficiadas diretamente pelas ações educativas desenvolvidas pela Renctas em parceria com as empresas do grupo Martins, como o Tribanco.

Pinheiro Neto Advogados:

014-aguiaUm dos maiores e mais renomados escritório de advocacia do país, o Pinheiro Neto Advogados apóia a Renctas em várias frentes, como a consultoria jurídica pró-bono e o patrocínio a projetos específicos, como as exposições realizadas nos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro e de São Paulo, realizadas neste ano de 2007. Até o mês de janeiro a exposição poderá ser visitada no aeroporto de Guarulhos, no setor de desembarque do terminal 2. A PNA e a Renctas construíram um sólida parceria, que vem contribuindo de forma efetiva para a disseminação do conhecimento ambiental para os cidadãos brasileiros.

AÇÕES COM O TERCEIRO SETOR

015-avinaEm 2007 a Renctas ampliou várias alianças com organizações do terceiro setor, como a Fundação Avina, que proporcionou dois cursos de capacitação para o departamento financeiro da organização. Também foram realizadas ações em parceria com outras instituições, como a Ashoka Empreendedores Sociais, Fundação Schwab e a Organização de Proteção Ambiental – OPA, organização sediada em Uberlândia que desenvolve importantes projetos ambientais no triângulo mineiro. Em 2007 também foi lançada a segunda coleção de camisas em parceria com o instituto E-brigade/Osklen, com parte das vendas revertida para a Renctas.~

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

016-cooperacao-internacional017-cooperacao-internacionalA Renctas desenvolveu ou participou de diversas atividades internacionais destinadas ao fortalecimento dos seus programas de cooperação com governos, organizações e organismos estrangeiros. Palestras, visitas técnicas e cursos de aperfeiçoamento foram realizados em 2007 nos EUA, Alemanha, Chile, Cuba e Argentina.

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Visando ao seu fortalecimento institucional a Renctas realizou diversas ações internas no ano de 2007, como: publicação periódica de boletim destinado a seus Conselhos Técnico e Consultivo, reestruturação administrativa, avaliação fiscal externa e elaboração de um plano estratégico para os próximos cinco anos.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

018-seloNo último bimestre de 2007 a Renctas lançou o selo Empresa Amiga da Fauna, que visa estimular a participação da iniciativa privada no patrocínio de seus projetos. A organização também foi selecionada para receber doações através da Bolsa de Valores de São Paulo, por meio do seu programa BVS&A.

Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top