Onças adultas encontram nas lavouras de cana-de-açúcar grande abundância de presas para alimentar os filhotes.
23/09/2016 – 09h18
G1 – Terra da Gente, SP
Em regiões próximas dos centros urbanos, parece estranho falar em vida selvagem. Mas o fato é que ainda há muitas espécies silvestres em lugares que em nada se assemelham às florestas.
Mas, de que forma os animais sobrevivem nos poucos remanescentes de mata? Quando o assunto é a onça-parda (Puma concolor), a resposta pode ser surpreendente.
De acordo com José Roberto Miranda, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vários levantamentos constataram a presença de onças-pardas em canaviais. “A onça-parda é uma espécie em plena progressão no Estado de São Paulo. Temos encontrado o animal com facilidade, apesar de ela ser ameaçada, porque não é bem-vista”, afirma.
A analista ambiental Márcia Rodrigues, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), confirma: hoje, um dos hábitats preferidos da onça-parda é a lavoura de cana-de-açúcar. Ela observa que a oferta de alimento é o grande atrativo para o felino, uma vez que a diversidade de presas nesses ambientes é muito rica.
Segundo Márcia, a presença de onças perto das sedes rurais acaba por leva-los à morte. Aí surge outro problema: muitos filhotes acabam órfãos, sem chances de sobreviver.
Mães voltam para a cria
Em Itapira, interior de São Paulo, o ICMBio mantém o projeto Corredor das Onças, com a proposta de proteger e reabilitar onças-pardas para devolvê-los à natureza. As ações são dirigidas principalmente aos filhotes, que têm grande dificuldade de viverem livres, já que não receberam da mãe o treinamento para caça.
Segundo a analista Márcia Rodrigues, filhotes de onça-parda são encontrados com frequência nos canaviais e os trabalhadores da colheita os recolhem, sem necessidade.
A onça-parda, explica Márcia, nunca abandona a cria. Em geral, a fêmea deixa os filhotes para buscar alimento. Só não volta se for abatida.
Em Cosmópolis (SP), pesquisadores encontraram no canavial uma ninhada e passaram a monitorar os filhotes. Sem tirá-los do lugar onde estavam, flagraram com a ajuda de uma câmera a mãe voltando para recolher a cria.
ASSISTA ao vídeo.
CLIQUE AQUI para notícia original.
« Cemafauna Caatinga ajudando na conservação dos animais silvestres no semiárido nordestino desde 2008 Francesa é detida ao tentar embarcar com dezenas de sapos em Cumbica, SP »