Related »

Orquídeas extraídas de forma irregular em Degredo são apreendidas

on April 4 | in Fauna na Mídia | by | with No Comments

Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

Foto: Divulgação Prefeitura de Linhares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além da apreensão, os infratores serão multados em valor aproximado de R$ 50 mil considerando os agravantes constatados.

No último fim de semana, centenas de orquídeas da espécie Cattleya Guttata, foram aprendidas em uma ação realizada pela equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na região conhecida como “Jardim das Guttatas”, que fica dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE, na região de Degredo, no litoral de Linhares. O Jardim está em sua época de floração. Os responsáveis foram autuados e responderão pela infração.

Dependendo dos agravantes constatados no flagrante, os responsáveis por extrair ilegalmente espécies da fauna ou flora da unidade de conservação ARIE de Degredo estão sujeitos apreensão das espécies, maquinários, apetrechos e veículos envolvidos na infração. Além disso, os mesmos poderão pagar multa com valor aproximado de R$ 50 mil, bem como reclusão de até cinco anos, conforme a Lei de Crimes Ambientais Nº 9605/98.

De acordo com a Diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, Jamara Silva, os infratores ainda poderão responder por crimes de invasão de propriedade. “A ARIE está localizada dentro de propriedades particulares e ao adentrar sem autorização podem responder por invasão de propriedade. Caso o proprietário esteja facilitando a entrada desses infratores, este também poderá responder por crime ambiental”, disse.

Jamara também destaca que o objetivo da ação é proteger o jardim das ações irregulares que vem sendo realizadas na região. “As fiscalizações realizadas pela equipe no local tem como principal objetivo inibir a retirada ilegal de orquídeas e, consequentemente, proteger o Jardim das Guttatas. A população, de modo geral, precisa se conscientizar que as unidades de conservação são importantes para a preservação do ecossistema local, sua fauna e flora”, pontuou.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, o município possui um patrimônio natural inigualável e aproveita para alertar a população a cuidar do espaço. “Nós temos um patrimônio natural inigualável que é a ARIE de Degredo, com suas matas de restinga e suas orquídeas que estão sendo destruídas pela ganância das pessoas. A população deve se conscientizar mais e cuidar do espaço. Montamos esta ação com nossa equipe de fiscalização Ambiental para combater essa degradação”, destaca.

Saiba mais sobre o Jardim das Guttatas

O Jardim das Guttatas fica localizado dentro da Unidade de Conservação ARIE de Degredo, que é uma Área de Relevante Interesse Ecológico, e trata-se de uma área onde foi identificada, por pesquisadores, a existência de orquídeas endêmicas, ou seja, ocorre somente naquela região. Durante o período de floração, as orquídeas da espécie Cattleya Guttata enfeitam a área com suas variadas cores formando um lindo jardim, que há muitos anos é conhecido como Jardim das Guttatas.

Fonte: https://www.oribanense.com.br/noticia/887/orqudeas-extradas-de-forma-irregular-em-degredo-so-apreendidas-

Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

FACEBOOK

SPONSORED BY

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top