Related »

PF apreende 160 pássaros em mala de passageiro no Aeroporto de Brasília

on February 19 | in Fauna na Mídia | by | with No Comments

Pássaros apreendidos em mala de passageiro no Aeroporto de Brasília — Foto: PMDF/Divulgação

Pássaros apreendidos em mala de passageiro no Aeroporto de Brasília — Foto: PMDF/Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Polícia Federal apreendeu 160 pássaros silvestres, nesta segunda-feira (18), na mala de um passageiro que tentava embarcar no Aeroporto de Brasília. As aves foram trazidas de Boa Vista, em Roraima, e, segundo o suspeito, seriam levadas para São Paulo.

O homem de 55 anos foi detido ainda no saguão do terminal, por volta das 8h, depois que outros passageiros chamaram a Polícia Militar. Testemunhas disseram que ficaram “incomodadas com o canto dos pássaros”.

As aves são da espécie canário-da-terra – conhecida pelo canto forte – e já esteve na lista de animais ameaçados de extinção. A PF não informou se havia animais feridos ou mortos.

O homem detido foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no DF, onde foi autuado por crime ambiental. Ele assinou um termo se comprometendo a comparecer à Justiça e foi liberado em seguida. Os animais foram levados para sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Canário-da-terra

O canário-da-terra é uma espécie conhecida, principalmente, pelo canto forte e pela beleza das penas. O macho tem a cor amarelo vivo e exibe uma mancha alaranjada na frente da cabeça. Já a fêmea não carrega na plumagem um tom tão vívido.

A cor da plumagem da ave é tão marcante que deu à Seleção Brasileira de Futebol o apelido de “seleção canarinho”, segundo estudiosos. Geralmente, o pássaro tem 13,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 20 gramas.

Canário-da-terra é espécie que não teve aproximação do homem — Foto: Ananda Porto/ TG

Canário-da-terra é espécie que não teve aproximação do homem — Foto: Ananda Porto/ TG

O canário-da-terra vive em bandos que podem abrigar até mais de 30 indivíduos. O repertório vocal do macho inclui um canto territorial extenso, que é executado apenas durante a madrugada.

Por não ser uma ave arisca e por possuir um canto muito admirado, o canário costuma ser alvo do tráfico de animais silvestres. Não à toa, a ave já foi considerada uma espécie ameaçada de extinção em alguns estados, como Minas Gerais.

Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/02/18/pf-apreende-160-passaros-em-mala-de-passageiro-no-aeroporto-de-brasilia.ghtml

Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

FACEBOOK

SPONSORED BY

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top