Related »

Portal da Amazônia – Manaus/AM – Mais de 700 animais silvestres são resgatados em 2013 em Manaus, AM

on January 25 | in Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Aves e quelônios são as espécies mais resgatadas, de acordo com Ibama e Ipaam.

O papagaio está entre as espécies mais resgatadas pelo IPAAM em 2013. Fot Diego Oliveira/Portal Amazônia
O papagaio está entre as espécies mais resgatadas pelo IPAAM em 2013.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

MANAUS – O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) acolheram 789 animais silvestres em 2013. O balanço aponta que foram mais de dois animais resgatados por dia durante o período.

 Aves e quelônios são as espécies mais resgatadas.

Desde fevereiro do ano passado, o Ipaam também realiza resgate de animais silvestres. Antes, a atribuição era apenas do Ibama. Este ano, o primeiro animal resgatado pelo órgão foi um tatu-de-rabo-mole, já encaminhado para o Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras.

Os animais resgatados são encaminhados para o Centro de Triagens de Animais (Cetas), do Ibama, e para o Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Balanço geral

Um total de 524 animais foram resgatados pelo próprio Ibama, 73 pelo Ipaam, 38 pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas e 230 por outras instituições. Destes animais, 42% foram devolvidos à natureza, 12% destinados aos criadores comerciais, 11% a mantenedores de fauna, 8% permanecem no Cetas e 28% tiveram outro destino. O Ibama não revelou números e espécies recebidas para o Portal Amazônia.

O Ipaam resgatou 265 animais entre os quais 56 quelônios, 32 jiboias, 30 macacos, 19 iguanas e 15 papagaios. Capivaras, jacarés e gambás também estão entre as espécies resgatas pelo órgão estadual. Até o último mês de dezembro, o Refúgio Sauim Castanheiras havia acolhido 757 animais silvestres provenientes de resgates do Ipaam, Ibama, Polícia Ambiental e outros. Destes 89 animais foram destinados a zoológicos, criadouros ou outras instituições.

Tratamento médico

Até dezembro, o Refúgio permanecia com 26 animais internados para tratamento e 168 animais eram mantidos na unidade. O refúgio mantido pela Prefeitura de Manaus realiza resgate, recepção, tratamento e destinação dos animais silvestres. O local também promove educação ambiental da população para a conservação das espécies residentes em Manaus. Desde a inauguração do serviço já foram atendidos mais de 8 mil animais, entre aves, répteis e mamíferos.

O Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras recebe solicitações de resgate através do telefone (92) 3618-9345, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
No mesmo período, o Ipaam pode ser acionado pelo telefone (92) 2123-6739, e após esse horário, sábados, domingos e feriados através do número (92) 2123-6200.
Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

FACEBOOK

SPONSORED BY

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top