Related »

Portal Globo.com – G1 – Dona de casa acha 100 escorpiões em duas semanas em São Carlos, SP

on January 8 | in Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Problemas com animais peçonhentos aumentam durante o verão.
Em Rio Claro, número de pessoas atacadas aumentou 162% em 2013.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Foto: Reprodução
Escorpião em São Carlos (Fot Reprodução/EPTV)
Dona de casa guardou escorpiões em vidro em São Carlos.
Foto:Reprodução/EPTV

Uma dona de casa de São Carlos (SP) diz ter encontrado cerca de 100 escorpiões no quintal nas últimas duas semanas. A incidência de animais peçonhentos aumenta no verão e preocupa os moradores da região.

Em 2013, o número de pessoas atacadas por escorpiões saltou de 10 para 15, um aumento de 50% em São Carlos, em comparação com 2012. Em Rio Claro, o crescimento foi de 162%, já que foram oito casos registrados em 2012, contra 21 em 2013.

Segundo Dirce Néspola, escorpiões de diversos tamanhos e espécies foram encontrados na casa dela, na região central de São Carlos. “Já fiz de tudo, uso produtos fortes, veneno, mas não adianta nada, está difícil exterminar”, afirmou a dona de casa.

Em outra casa, também no Centro, uma moradora encontrou oito escorpiões em uma semana. “Estavam todos no quintal, inclusive na área da minha casa, bem na entrada. Tenho uma neta que às vezes fica comigo e eu temo que ela seja picada”, disse a dona de casa Maria Salatino.

Terrenos sujos

O mato alto preocupa os moradores do Jardim Decresci e é nos terrenos baldios que animais peçonhentos, como os escorpiões, costumam se reproduzir. “Tem quintais que não roçam, não carpem, então está complicado por causa do mato alto”, comentou o aposentado Rubens Gomes. A Prefeitura informou que não há previsão para a limpeza desses terrenos e que denúncias devem ser feitas pelo telefone (16) 3362-1300.

A assistente administrativa Leninha Messias levou um susto quando a filha de 3 anos foi picada por um escorpião na cama. A menina ficou três dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Agora, os cuidados são redobrados. “A cada 10 minutos olhando, chacoalhando o lençol, a cortina, qualquer coisinha preocupa, a gente fica assustada, mas infelizmente é essa a minha rotina”, disse.

Cuidados

A analista de exportação Maria Lucimara Maratore também está com medo, depois de encontrar três escorpiões em casa. Para evitar surpresas, ela resolveu agir e tapou o ralo e colocou tela nas janelas. “Acabou a paz porque toda noite tem que olhar na cama, a gente coloca lençol branco para poder ficar mais visível, olha embaixo da cama, desencosta tudo, então é problema, não pode ficar descalço, acabou o sossego”, afirmou.

As medidas tomadas por Maria Lucimara são as mesmas indicadas pelo biólogo Francisco Rogério Paschoal. Segundo ele, o extermínio de escorpiões é difícil, por isso vários cuidados devem ser tomados. “Temos que conviver com eles e evitar os acidentes, por exemplo, evitar formação de esconderijos, como tijolos soltos, latinhas, onde ele possa se esconder, é preciso manter o quintal em ordem para poder ver esses escorpiões”, explicou.

Plantas também devem ser observadas para não servirem de esconderijo. “Plantas suspensas têm um ambiente menos problemático, no chão você sempre terá esconderijo embaixo dos vasos”. Dentro de casa, outras medidas devem ser tomadas. “Evitar usar tapetes, telas nas janelas e sempre vistoriando, colocar jornal na porta ajuda, mas lacre de borracha é melhor para evitar que sirva de esconderijo”, disse.

Veja o vídeo:
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/biologo-ensina-como-evitar-o-aparecimento-de-escorpiao-em-casa/3064816/
Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top