Related »

Portal Globo.com – G1 – Falcões raramente vistos no Brasil voltam a visitar Salto, SP

on February 5 | in Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Casal de Falcões Peregrinos foge do frio do Hemisfério Norte.
Esse é o terceiro ano seguido que as aves aparecem na região.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Foto: Reprodução/TV TEM
Aves devem ficar na cidade até Abril (Fot Reprodução/ TV TEM)
Aves devem ficar na cidade até abril deste ano.
Foto: Reprodução/TV TEM
Os Falcões Peregrinos que vem do Hemisfério Norte escolheram, mais uma vez, a cidade de Salto (SP) para passar o verão. Este é o terceiro ano consecutivo que as aves fogem do inverno rigoroso.

De acordo com especialistas, são pelo menos 30 dias de viagem até encontrar o local onde vão permanecer. O Falcão Peregrino é uma ave de porte médio, que habita quase todos os continentes, mas é pouco visto no Brasil, por isso, quando chega, é tão cobiçado pelos fotógrafos. “Cada foto pega um lance diferente, geralmente dá para ver a fêmea com a presa” conta Arlei Bertani, arquiteto e fotógrafo amador.

No ano passado, as aves passaram pelo mesmo local de agora, a diferença é que desta vez não está apenas o casal, eles tem companhia. “Nos anos anteriores eles vinham juntos, só o casal. Como esse ano veio um jovem junto, a gente acredita que ele seja filhote do casal” diz Flávio Garcia, um dos fótografos amadores das aves.

O filhote também já foi alvo de registro. É menor e tem a cor marrom como predominante. A rotina do casal e do novo mascote é cheia de regras. Segundo os fotógrafos, que acompanham as aves todos os dias, é preciso acordar cedo para vê-las, porque depois que o dia esquenta, elas seguem para as matas e morros. Mesmo estando perto da torre, a nossa equipe precisou de muito ajuste nas lentes da câmera para conseguir imagens dos falcões.

Enquanto isso, os fotógrafos seguem em busca da foto perfeita e de movimentos que ainda não foram registrados. “A gente ainda não tem registros dele caçando, pegando a presa, mas estamos buscando, e o momento do voo é muito lindo também”, relata o fótografo Sandro Tadashi.

As aves chegaram a Salto em outubro de 2013 e devem permanecer pela cidade até abril deste ano. Depois, voltam para o Hemisfério Norte, porque as temperaturas por lá já começam a subir nos próximos meses. Como restam poucos meses de visita para aproveitar, até mesmo quem não tem uma câmera na mão admira as aves de longe e torce para que elas voltem nos próximos verões brasileiros. “Mesmo sem a máquina, eu consigo ver as aves e vejo pela tela dos fotógrafos que estão aqui”, conta a comerciante Rosana Campino.

Veja o vídeo: http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-1edicao/t/edicoes/v/falcoes-peregrinos-migram-para-salto-para-passar-o-verao/3126404/

Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top