Related »

Portal Globo.com – G1 – Filhotes de gambá são salvos em Petrópolis, RJ, após atropelamento

on January 6 | in Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Gambá foi atropelada e morreu com filhotes na bolsa abdominal (barriga).
Quatro filhotes morreram e três foram socorridos pelo Gapa-ma.

Fernanda Soares – Do G1 Região Serrana

Filhote de gambá (Fot Carlos Eduardo Pereira/Gapa-ma)
Três filhotes com cerca de uma semana de vida sobreviveram.
Foto: Carlos Eduardo Pereira/Gapa-ma
gambá morta (Fot Carlos Eduardo Pereira/Gapa-ma)
Um dos filhotes ainda tentava mamar.
Foto: Carlos Eduardo Pereira/Gapa-ma
Filhote de gambá (Fot Carlos Eduardo Pereira/Gapa-ma)
Bebês são alimentados com leite, iogurte e papinha.
Foto:  Carlos Eduardo Pereira/Gapa-ma

A mãe já estava morta, assim como os quatro irmãos. Mas haviam três sobreviventes, filhotes de gambá, que foram salvos na noite desta sexta-feira (3), em Petrópolis, Região Serrana do Rio.

O socorro veio do Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (Gapa-ma). Os bichinhos foram encontrados cobertos de sangue, ainda dentro da bolsa abdominal (marsúpio) da mãe, em um trecho de terra da Estrada do Gentio, em Itaipava, 3º distrito do município.

Nesta quarta-feira (8) eles terão a primeira consulta com a veterinária.

A cena foi triste e chocante, segundo Carlos Eduardo Pereira. “Ao pararmos para examiná-la (gambá adulta), constatamos que sua bolsa na barriga ainda se movimentava. Tínhamos que tentar fazer algo, então recolhemos a mãe e levamos todos para nossa casa”, contou o presidente do Gapa-ma, que estava com a esposa e também voluntária, Rosemary Hissa. Quatro já estavam mortos, ou pelo impacto da batida ou pela falta da mãe. “Os carros e motos passam por ali em alta velocidade. É um trecho de terra feito por alguns motociclistas de pista de motocross”, lamenta Carlos Eduardo.

Os três filhotes estão sendo alimentados e tratados pelo casal até que tenham condições de sobreviver na natureza. Nesta quarta-feira (8), eles serão levados à primeira consulta com a veterinária Fernanda Fernandes, que tem passado as orientações sobre os cuidados com os bebês gambás. “Hoje eles estão mais espertos, já com os olhinhos abertos”, afirmou Carlos Eduardo, que acredita que os bichinhos tenham aproximadamente uma semana de vida.

Os filhotes estão sendo alimentados e mantidos aquecidos. “Eles têm que comer a cada três horas”, explica o voluntário do Gapa-ma, ressaltando que no cardápio tem leite específico para filhotes de animais, papinha para crianças e iogurte. “Fica a alegria por ajudá-los, mas a tristeza diante de um crime tão cruel”, afirma Carlos Eduardo.

A Secretaria de Obras informou que toda a Estrada do Gentio é asfaltada, no entanto, técnicos da secretaria farão uma visita ao trecho citado para o levantamento das necessidades da área onde, segundo o voluntário do Gapa-ma, o risco é constante.
Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top