Related »

Portal Globo.com – G1 – Guarda Ambiental de Macaé, no RJ, resgata filhote de macaco na cidade

on February 7 | in Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Animal da espécie bugio não demonstrou agressividade.
Ele apareceu no quintal de uma casa no bairro Jardim Esperança.

Do G1 – Região dos Lagos

O macaco da espécie  bugio resgatado em Macaé, RJ (Fot Maurício Porão/Secom Macaé)
O macaco da espécie bugio resgatado em Macaé, RJ.
Foto: Maurício Porão/Secom Macaé

A Guarda Ambiental de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, capturou nesta quinta-feira (6), um filhote de macaco da espécie bugio no bairro Jardim Esperança, próximo ao Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – o Macaé Centro.

O animal foi encontrado no quintal de uma moradora, atraindo curiosos ao local. O bugio tem cerca de seis a oito meses e aparentemente é refém de algum cativeiro, pois apresenta comportamento domesticado, fato incomum dessa espécie, que é considerada agressiva.

De acordo com o comandante da Guarda Ambiental, Madson Pereira, o filhote será encaminhado à Secretaria de Ambiente, onde vai receber cuidados e ser examinado por veterinários e biólogos. “O bugio vai ficar de quarentena sob observação no setor de Fauna e Flora da secretaria. Após seu tratamento, serão feitas tentativas de introdução desse animal em algum grupo de sua espécie, especificamente em uma família mais jovem, até ele se adequar ao seu habitat”, informou Madson.

Estudos de biólogos apontam que o município possui em torno de 15 famílias dessa espécie. Tendo cada família uma média de oito integrantes, sendo um o macho alfa, considerado o ‘chefão’ entre o seu grupo.

Apesar de nesse caso o macaco ter apresentado comportamento calmo, a orientação da Guarda Ambiental é de não tentar pegá-lo, pois ele é um animal selvagem e pode agredir quem chegar perto. Somente a equipe específica para esses casos está treinada e pode interferir na sua captura.
O telefone para entrar em contato com a Guarda Ambiental é o (22) 99101-9770.
Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top