Related »

Portal Globo.com – G1 – Jararaca 'virgem' tem parto raro no Refúgio Biológico de Itaipu, em Foz, PR

on February 10 | in Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Segundo a Itaipu, animal vive sozinho em cativeiro desde 2012.
Há a suspeita de desenvolvimento do embrião apenas do óvulo.

Do G1 PR

Gestação das cobras dura cerca de quatro meses (Fot Itaipu/Divulgação)
Gestação das cobras dura cerca de quatro meses.
Foto: Itaipu/Divulgação
Jararaca mede cerca de 30 centímetros (Fot Itaipu/Divulgação)
Jararaca mede cerca de 30 centímetros.
Foto: Itaipu/Divulgação

Uma jararaca do Refúgio Biológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, deu à luz mesmo sem ter contato com machos da espécie.

De acordo com o médico veterinário da Itaipu, Wanderlei de Morais, o animal vive sozinho desde 2012 e não há a possibilidade de fecundação por espermatozoide, já que a gestação é de cerca de quatro meses.

Segundo ele, há a suspeita de paternogênse, que é o desenvolvimento do embrião apenas do óvulo, sem ação do gameta masculino. “Não é um acontecimento inédito em cativeiro, porém é incomum”, afirmou o veterinário. Outro caso semelhante aconteceu no Zoológico de Campinas, em São Paulo.

Conforme a assessoria da usina de Itaipu, o filhote de jararaca foi descoberto pelos tratadores e guias turísticos do Refúgio Biológico da Itaipu.
A mãe, que tem cerca de um metro de comprimento, vive em um recinto isolado por um vidro, no serpentário, e é aberto para visitação. Já o filhote foi separado da mãe e não há previsão para retorno à mesma jaula. O animal mede cerca de 30 centímetros.
O Refúgio Biológico da Itaipu informou, ainda, que a jararaca colocou 14 ovos, mas apenas um eclodiu. Como o embrião se desenvolve no ovo dentro do corpo da mãe e sai completamente formado, não há expectativa de novos filhotes.
Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top