Related »

Portal Globo.com – G1 – Tartaruga verde é solta no mar de Vitória (ES) após retirada de tumor

on February 17 | in Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Animal foi encontrado no início do ano e passou por uma cirurgia.
Adultos e crianças acompanharam a volta para casa do animal.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Tartaruga passou por uma cirurgia para a retirada de tumor, no Espírito Santo.  (Fot Reprodução/ TV Gazeta)
Tartaruga passou por uma cirurgia para a retirada de tumor, no Espírito Santo.
Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Uma tartaruga verde, que tinha um tumor na nadadeira, foi levada de volta para o mar, em Vitória, neste domingo (16), após se recuperar de uma cirurgia de retirada do tumor.
Adultos e crianças acompanharam o momento e ficaram curiosos para ver o animal recuperado.

Profissionais do Projeto Tamar foram os responsáveis pela recuperação da tartaruga.

Com 40 centímetros, a tartaruga da espécie Dermochelys Coriácea, pode ter entre quatro e sete anos de idade, segundo técmicos do Projeto Tamar. O animal era jovem, mas tinha um tumor na nadadeira. Ele foi encontrado no início do ano e passou por uma cirurgia. Após 15 dias de recuperação, a tartaruga verde recebeu alta e pode voltar para casa, no mar.

Toda a operação foi filmada. A tartaruga foi sedada por profissionais, que retiraram o tumor. A filmagem foi exibida ao público que foi acompanhar a volta do animal para o mar. Algumas crianças ficaram impressionadas com o que viram. “A Ana Júlia disse que estava com peninha da tartaruga, que estava saindo muito sangue. Ela ficou assustada”, disse Márcia Merçon, mãe de uma menina de três anos.

De acordo com a oceanógrafa, Soraya Bruno, a poluição do mar é a principal causa na formação de tumores nas tartarugas marinhas. “O tumor não causa a morte, mas ele acaba atrapalhando outras coisas. Se ele estiver no olho acaba cegando o animal, dificulta também a natação como foi o caso dessa. Nã mata, mas gera outros problemas”, afirmou.

Pelo menos 20 % das tartarugas encontradas pelos técnicos do projeto Tamar apresentam esse tipo de tumor. A doença não é transmitida para o ser humano, mas pode ter surgido pela falta de cuidados com o meio ambiente. “Pode ser alguma alteração como o esgoto doméstico, lixo. Qualquer alteração do ambiente pode ser associada à doença”, completou Soraya.

Veja o vídeo:

http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/bom-dia-es/t/edicoes/v/tartaruga-com-tumor-na-nadadeira-e-solta-apos-se-recuperar-no-es/3152759/
Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top