Related »

Portal Globo.com – G1 – Zoonoses faz captura de morcegos hematófagos em Mosqueiro, no PA

on February 1 | in Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Ação visa controlar população de espécie que se alimenta de sangue.
Animais serão recolhidos para exames e verificar a existência de raiva.

Do G1 PA

O morcego hematófago pode transmitir o vírus da raiva (Fot Lenito Abreu/Adapec)
O morcego hematófago pode transmitir o vírus da raiva.
Foto: Lenito Abreu/Adapec
Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fazem na noite deste sábado (1º), a captura de morcegos hematófagos, na estrada da Baía do Sol, em Mosqueiro, distrito localizado a 70 km de Belém. A espécie se alimenta exclusivamente do sangue de outros animais.

De acordo com o CCZ, o objetivo da ação é controlar a população de morcegos que, além de atacar animais das propriedades rurais da área, podem ser potenciais transmissores da raiva. A captura é feita à noite, quando eles saem em busca de alimentos, e a armadilha, uma espécie de rede, é posta na área onde o animal costuma atacar.

“Instalamos a rede próxima aos animais como o gado, porco ou aves, que estejam sendo atacados pelos morcegos. Apesar de terem um sonar, os quirópteros (morcegos) não conseguem identificar a presença da rede e conseguimos capturá-los”, explica o veterinário do CCZ, Roberto Brito.

Os morcegos capturados são recolhidos e aqueles do tipo hematófago são separados para receber a aplicação do vampiricida, que faz o controle da raiva. “Todos os morcegos podem carregar o vírus da raiva, mas para que ocorra a transmissão é necessário o contato da saliva com o sangue. Por isso, os vampiros, são os maiores transmissores. Daí a importância de receberem um veneno (vampiricida), à base de anticoagulante, que é levado para dentro dos abrigos pelos animais capturados”, esclarece Brito.

Após serem tratados, 10% dos morcegos são encaminhados para o Instituto Evandro Chagas (IEC), para análise laboratorial que confirma se a colônia é portadora da raiva e os demais animais são soltos.

Raiva

A raiva é uma infecção aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença, em geral de evolução rápida e fatal, que pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem.

No caso da raiva humana, os cães e gatos são os principais transmissores. Entretanto, raposas, morcegos, lobos, antílopes, gambás, furões, dentre outros são, também podem transmitir.
Pin It

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

« »

Scroll to top