Related »

Famosos assinam petição pelo fechamento do Zoológico

on setembro 30 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

"Papa-mel demonstra claros sinais de sede", diz criadora da petição (Foto: Sara Madureira)

“Papa-mel demonstra claros sinais de sede”, diz criadora da petição (Foto: Sara Madureira)

 

 

 

 

 

 

 

Levantamento tem 93 mil apoiadores e será levado a entidades

Uma petição online, criada por uma jornalista, tem a intenção de fechar o Zoológico de Sergipe, localizado no Parque da Cidade, em Aracaju, e transferir os animais para santuários. O levantamento até a última contagem, tinha mais de 93 mil apoiadores, e será levado para entidades como Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O abaixo-assinado faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Sara Madureira, que produziu também uma reportagem e um ensaio fotográfico sobre a realidade do Zoológico. Para ela, que é militante da causa animal, há um panorama preocupante no local. “Centenas de animais estão morrendo e sendo torturados. A administração [Emdagro], não tem recursos para o mínimo: medicamentos, exames, e outros procedimentos. É grave”, apontou.

De acordo com as situações com as quais se deparou, para Sara, as que mais assustaram foram o estado de saúde da onça e os sumiços das cutias. “A onça estava com a mandíbula quebrada, e só fizeram o raio-x porque a ONG Elan [Educação e Legislação Animal], denunciou no MP e começaram a investigar. Esse foi o mais gritante, pensaram até em sacrificar o animal. Teve o caso do leão, também. O papa-mel demonstra sinais de sede, o guaxinim tem várias feridas, além de dezenas de cutias que desapareceram. Ninguém sabe o que se faz com o descarte dos corpos, e o que aconteceu de fato”, diz.

Até outubro de 2016, o número de animais no zoológico girava em torno de 450. Em janeiro deste ano, houve uma queda para aproximadamente 340 bichos.

A petição está disponível para assinaturas clicando aqui.

Emdagro

Portal Infonet procurou o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefeson Feitoza, mas não tivemos nossas ligações atendidas. Estamos à disposição pelo telefone 2106-8000e através do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Embates judiciais

Neste ano, o Portal Infonet noticiou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) determinou a interdição do Zoológico de Sergipe, por conta de descumprimentos a exigências estruturais, e multou a Emdagro em R$41 mil. O caso aconteceu no mês de maio, e Ibama alegou que não haviam maus-tratos, mas que a medida cautelar servia para preservar a segurança dos animais.

Em junho, o então juiz Edmilson Pimenta, da 3º Vara Federal, decidiu pela reabertura do local, após o órgão estadual levar relatórios que apontavam as melhorias promovidas no zoológico. O antigo presidente da Emdagro, Sérgio Guerra, afirmou à nossa equipe, na oportunidade, que havia sido elaborado um projeto, orçado em mais R$1,7 milhões, para atender às exigências do Ibama, dentro de um prazo de 30 dias.

Repercussão

As notícias da petição reverberou pelo país. As atrizes Maria Clara Spinelli, Giovanna Ewbank, a youtuber Maíra Medeiros, e o ator Rodrigo Dorado são exemplos de famosos que defenderam e divulgaram a interdição do Zoológico de Sergipe.

Fonte: http://www.infonet.com.br/noticias/cidade/ler.asp?id=205502

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top