Related »

Filhote de onça-preta terá nome de atleta baiana que vai para Olimpíada

on julho 31 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Fêmea de onça-preta que nasceu no zoológico de Salvador terá nome de atleta baiana (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Fêmea de onça-preta que nasceu no zoológico de Salvador terá nome de atleta baiana (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Animal é fêmea e nasceu em junho no zoológico de Salvador.
Ana Marcela, Adriana Araújo e Graciete Moreira são opções para o público.

Os nomes de três atletas baianas, que estarão na Olimpíada do Rio 2016, são opções para que o público escolha o nome do novo filhote de onça-preta do zoológico de Salvador. Segundo informações do o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nesta sexta-feira (29), através da votação popular no site do zoológico o público poderá escolher entre Ana Marcela, da Maratona Aquática, Adriana Araújo, do Boxe feminino, e Graciete Moreira, da Maratona feminina.

A nova onça está no felinário ao lado da avó e da mãe e terá o seu nome divulgado no dia 23 de agosto. Ela já pode ser vista no Zoológico de Salvador, que funciona de terça a domingo, das 8h30 às 17h. A entrada é gratuita.

“Diferente dos leões, que são animais que vivem em grupo familiar, a onça é um animal solitário. Elas só se encontram na época da cópula, ou então você vê a mãe com o filhote. O mais interessante é que as duas [avó e mãe] criam o filhote e a mãe aceitou a presença da avó. O pai está sempre passando e já reconhece o filhote”, explicou a bióloga Ana Cely Lima.

A onça-preta nasceu no dia 26 de junho e é uma fêmea. Esta é a segunda reprodução da espécie em menos de um ano no local.  Ela é prima de Diaurum, macho e primeira onça-preta que nasceu no zoológico de Salvador após dez anos.

Pata do segundo filhote de onça-preta nascida no zoo de Salvador (Foto: Divulgação/Inema)
Pata do segundo filhote de onça-preta nascida no
zoo de Salvador (Foto: Divulgação/Inema)

Diferente do primo, a nova onça não precisou ir para o berçário, pois após os exames e procedimentos pós-parto foi confirmado que a novo filhote passa bem.

Conforme o Inema, o Zoológico da capital baiana foi o primeiro do país a participar efetivamente em múltiplos programas de manejo, reprodução e pesquisa com espécies brasileiras.

“Nosso objetivo é trabalhar com espécies ameaçadas brasileiras e na conservação dessa espécie. Que o material genético que estamos trabalhando saia dos muros do zoológico”, disse o veterinário Vinícius Dantas.

Com relação a Diaurum, o animal pesa 32 kg e está em adaptação para passar a conviver com animais adultos da mesma espécie. Diaurum não poderá ficar no Zoológico de Salvador, pois de acordo com o Inema, foi avaliado que não se adaptaria na convivência com outro macho, neste caso o próprio pai. Contudo, não foi informado o local para onde o animal será transferido.

“Aqui [no zoológico de Salvador] só tem a mãe e as irmãs. Então ele teria que ir para outras instituições para que a genética dele varie com um animal que não seja da família. Que ele encontre outra fêmea e gere filhotes”, explicou Ana Cely.

Espécie
A onça-preta ou onça-pintada (Panthera onca), maior felino das Américas, é o predador mais majestoso da fauna brasileira, com pelagem amarela, manchas pretas em forma de rosetas, ou no caso das melânicas, pelagem totalmente preta com rosetas aparentes quando expostos ao sol.

Os machos dessa espécie chegam a pesar 150kg de puro músculo e as fêmeas podem chegar a 90kg. A onça-pintada ocorre em todos os biomas do território brasileiro, porém, está ameaçada de extinção e sua principal ameaça é a perda de habitat e caça.

Onça-preta que nasceu no Zoológico de Salvador (Foto: Inema/Divulgação)
Diarium é primo do novo filhote de onça-preta do zoológico de Salvador (Foto: Inema/Divulgação)

Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/07/filhote-de-onca-preta-tera-nome-de-atleta-baiana-que-vai-para-olimpiada.html

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top