Related »

Folha do Sertão – Souza/PB – Após apreender 100 aves em Conceição, Ibama está de olho nas gaiolas do Piancó, PB

on abril 5 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Novas operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) deverão ser realizadas na região na busca por aves silvestres criadas em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental.

Nessa quinta-feira, 3, em uma única residência localizada nas proximidades do terminal rodoviário de Conceição, agentes do instituto apreenderam cerca de 100 aves silvestres que eram mantidas em gaiolas, algumas delas ameaçadas de extinção.

Além da responsabilidade criminal, o proprietário das aves, que foi surpreendido pela presença do Ibama, acionado por uma denúncia anônima, também será multado por cada ave apreendida.

A multa pode variar de 500 reais a 5 mil por cada pássaro mantido em cativeiro, dependendo se a ave está ou não em extinção, conforme apurou o site Valedopiancotícias.

Dezenas de gaiolas foram apreendidas e as aves levadas para o centro de triagem de animais silvestres do instituto e algumas poderão voltar à natureza dependendo de sua capacidade de readaptaçao ao habitat natural. O proprietário assinou o ato infracional e vai responder em liberdade por crime ambiental.

No Vale do Piancó, criar passarinhos em cativeiro é uma cultura antiga e muitas pessoas mantêm gaiolas em casa com as mais diversas espécies de aves, especialmente as que cantam, a exemplo de galo de capina, sabiá, pintassilgo, golado, rouxinol e gangarro, além de espécies como o papagaio, que também é muito procurado por criadores.

 

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top