Related »

Fotógrafo lança livro sobre fauna de São Paulo para crianças

on outubro 19 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Proposta é trabalhar senso de sustentabilidade de forma prática nos alunos.
Fotos para o projeto foram clicadas em cinco cidades do Vale do Paraíba.

Do G1 – Vale do Paraíba e Região
19/10/2014 -15h39

Fotógrafo Ricardo Martins em lançamento da Mini Enciclopédia da Fauna. Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Fotógrafo Ricardo Martins em lançamento da Mini Enciclopédia da Fauna.
Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

A admiração das crianças ao folhear os livros de fotografia feitos por Ricardo Martins, despertaram nele a ideia de realizar um projeto feito para elas. Com isso, surgiu a Mini Enciclopédia da Fauna do Estado de São Paulo que o fotógrafo de natureza lança neste mês.

Ele usa os 100 registros de animais feitos em São José dos Campos, São Francisco Xavier, Campos do Jordão, São Luiz do Paraitinga e na Mata Atlântica em Ubatuba, para estimular as crianças a desenvolver o senso se responsabilidade ambiental.

Os lançamentos da Mini Enciclopédia em escolas têm tido um retorno satisfatório por parte dos alunos, segundo o fotógrafo.

“Para falar com eles, eu conto como fiz as fotos, apresento os animais e até troco de roupa, mostrando a camuflagem de musgo usada na hora de fotografar. Eles vão se encantando tanto que, no final da palestra quando ganham o livro, sequer jogam o plástico da embalagem no chão”, conta.

A ideia de trabalhar sustentabilidade de forma que as crianças entendessem na prática, surgiu com a produção do livro já em andamento. “O projeto foi aprovado pelo ProAc [Programa de Ação Cultural] e, enquanto procurava uma empresa para patrocinar, resolvi aliar a ideia do projeto com uma causa social, procurando uma companhia que desenvolvesse projeto em escolas, Poder fazer essa ação com os alunos é algo fantástico para mim”, disse o fotógrafo.

Ricardo Martins ministra palestras para crianças desde 2009 e já publicou quatro livros de fotografia, entre eles “A Riqueza de um Vale” (2011), premiado na 54ª edição do Prêmio Jabuti, como melhor fotografia. “Sempre que visitava amigos, ou até mesmo meus familiares, via que os adultos ficavam apreensivos com as crianças folheando os meus livros, com medo de que rasgassem acidentalmente, mas sempre me diverti com essa situação, que me fez querer trabalhar para elas”, explica.

Técnica

Entre os registros, há alguns que ele destaca entre os mais difíceis de serem feitos. “Teve o beija-flor que fez ninho em uma caverna em São Francisco Xavier, que levei quatro horas para poder fotografar ele na posição que queria.

Outro caso também foi um besouro em Ubatuba. Parecia uma baratinha cascuda que acendia. Ele subiu na folha e levei bem devagar até a frente da câmera. Quando ele abriu as asas, se transformou”, conta Ricardo, que carrega em média 17 quilos em equipamentos para fotografar os animais.

O livro chega em outubro às livrarias e a partir de novembro, o fotógrafo fará lançamentos em escolas de São José dos Campos. “Já desconfiava que as reações das crianças seriam ótimas e que isso poderia ajudar elas a crescer com essa consciência ambiental.

Não à toa, escolhi o grilo que se chama esperança-folha para a capa desse livro”, explica Ricardo Martins.

CLIQUE AQUI para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top