
Um homem, de 49 anos, foi detido e 189 aves silvestres foram apreendidas, nesta quinta-feira (10), em uma casa no Bairro Vila Olímpica em Uberaba. Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), também foram confiscadas 87 gaiolas, dois viveiros e 13 alçapões (três com aves e dez armados em condição de captura).
Conforme o tenente Paulo Gomes, os animais e materiais foram encontrados durante ação da PM na região, quando foi abordada a residência e flagrada a transgressão. Então, os policiais da PMMA foram acionados.
O autor deverá pagar, aproximadamente, R$ 400 mil reais em multa por manter os animais em cativeiro, além de cerca de R$ 4 mil pelo porte de alçapões.
Por se tratar infração de menor potencial ofensivo, com prisão máxima de dois anos, segundo o tenente Gomes, o homem foi conduzido e liberado após lavrado o Termo de Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
As aves serão avaliadas por especialista do Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) e, em seguida, libertadas. Já os itens, incluindo gaiolas e viveiros, serão queimadas e descartas em lugar adequado.
Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/10/10/homem-e-detido-com-189-aves-silvestres-em-cativeiro-em-uberaba.ghtml