Related »

Homem é preso transportando 2.600 pássaros silvestres em carro no Piauí.

on agosto 18 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Arquivo PRF.

Arquivo PRF.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreenderam 2.641 pássaros silvestres da fauna brasileira, que estavam sendo transportados ilegalmente por um homem, na noite desta quinta-feira (17), no município de Floriano, região central do Piauí.

Os animais estavam confinados em gaiolas em um Fiat Uno Vivace. A maioria das aves apreendidas é da espécie Sporophila nigricollis (Papa-capim) e um da espécie Cacicus cela (Xexéu). Os pássaros foram entregues pela PRF ao Ibama para serem reintroduzidos na natureza de forma segura.

O condutor do veículo identificado pelas iniciais de Z.F.S.,30, foi preso em flagrante enquadrado no artigo 29 da Lei 9605/98, que proíbe matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

A apreensão ocorreu durante abordagem da PRF no posto fiscal de Floriano. Quando os policiais fiscalizaram o interior do veículo e o porta-malas, encontraram os pássaros silvestres transportados em condições totalmente degradantes.

Segundo o inspetor da PRF-PI Jonas Mata, o condutor afirmou que se tratava de aproximadamente 1.200 aves, entretanto, no final da manhã desta sexta-feira (18), fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) fizeram a contagem dos animais e descobriram que estavam nas gaiolas 2.641 pássaros.

“Neste caso de ontem, o carro estava tomado pelas gaiolas, sem condições de higiene ou segurança, com apenas o local do condutor livre”, contou Mata.

O motorista afirmou aos policiais que transportava os pássaros do município de Barão de Grajaú (MA) e iria comercializá-los em fazendas no município de Regeneração (PI). Cada pássaro seria vendido ao preço de R$ 10 e o condutor lucraria R$ 26 mil com a comercialização ilegal dos animais silvestres.

“Esse tipo de traficante tem preferência por transportar à noite para evitar que os animais morram por conta do calor e por acreditar que a fiscalização da polícia é menor neste período. Eles passaram pelo posto geralmente com o vidro fechado e com o ar-condicionado ligado achando que diminuem o risco de os animais morrerem, apesar de estarem confinados”, afirmou o inspetor da PRF.

Ainda na tarde desta quinta-feira, a PRF apreendeu três pássaros que eram transportados ilegalmente em Teresina. Este ano, a PRF apreendeu 5.540 animais silvestres vivos e 98 mortos em fiscalizações em todo o País.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/08/18/homem-e-preso-transportando-2600-passaros-silvestres-em-caixas-no-piaui.htm

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top