Related »

IG Cidadania – Como combater o tráfico de animais

on dezembro 20 | em FIQUE POR DENTRO, Renctas na Mídia | by | with No Comments

O tráfico de animais silvestres é um dos principais problemas ambientais que o Brasil enfrenta. De acordo com cálculos da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), o país é uma das principais fontes do contrabando de fauna, com pelo menos 15% do total mundial. A venda para o exterior não é o único problema: o comércio ilegal dentro do Brasil também é preocupante.

A questão voltou à pauta após a premiação de Dener Giovanini, fundador e diretor da Renctas. Em novembro, ele foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o prêmio Sasakawa de Meio Ambiente, um dos mais importantes do mundo. Antes de Giovanini, o único brasileiro a receber o Sasakawa havia sido o seringueiro Chico Mendes, em 1990.

Fundada em 1999, a Renctas tem o objetivo de capacitar fiscais e policiais no combate ao tráfico (ensinando, por exemplo, como os contrabandistas costumam esconder os animais), além de distribuir informações sobre o assunto. A ONG conta com forte apoio de voluntários, que atuam desde em aulas de educação ambiental até acompanhamento de apreensões feitas pela polícia.

As aves estão entre as principais espécies envolvidas no comércio ilegal. Dessas, muitas são espécies ameaçadas de extinção, como as araras. Estima-se que, em todo o mundo, o tráfico de animais silvestres movimente algo entre US$ 10 bilhões e US$ 20 bilhões por ano. É o terceiro tipo de comércio ilegal mais lucrativo do mundo, só perdendo para o tráfico de drogas e o de armas.

De acordo com um levantamento feito pela Renctas em 2001, cerca de 38 milhões de espécimes são retirados anualmente de seu habitat – a estimativa do governo federal é de dois milhões. Segundo o trabalho, 60% dos animais capturados são comercializados no mercado interno e 40% vão para o exterior. Dos animais traficados, 82% são aves. De cada dez animais, nove morrem durante a captura e transporte.

Vale lembrar que a compra e venda de animais silvestres é ilegal no Brasil, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. Denúncias anônimas podem ser feitas ao IBAMA, pelo telefone 0800 61 8080, ou no site da Renctas – para fazer a denúncia, é só clicar aqui

http://poupaclique.ig.com.br/materias/167501-168000/167811/167811_1.html
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top