Related »

INFORMATIVO RENCTAS Nº 01/2005

on fevereiro 11 | em Boletins Informativos, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

RENCTAS TEM NOVO SITE

Com o objetivo de atender à crescente demanda por informações sobre a fauna silvestre, o novo site da Renctas foi totalmente reformulado. Mais ágil e com um conteúdo sob constante atualização, a nova home page, criada pela empresa brasiliense MNoletto, proporcionará ao internauta navegação fácil e objetiva. Dentre as novidades implantadas, estão a inclusão do I Relatório Nacional sobre o Tráfico de Animais Silvestres e a disponibilização de notícias diárias a respeito de assuntos relacionados com a biodiversidade brasileira. A Renctas apresenta sua atuação institucional e abre espaço para a participação de pessoas e instituições com reconhecida atuação na defesa ambiental brasileira.

NA TELA DO CINEMA

A produtora Guapuruvu Filmes, em parceria com a Renctas, está em fase final da produção do documentário O bicho dá. O bicho toma., dirigido por Beatriz Thielmann. Pela primeira vez na história do cinema nacional, um documentário de longa-metragem terá como tema central o tráfico de animais silvestres. Segundo a diretora, Beatriz Thielmann, “o filme, rodado na Amazônia, no Pará, em Pernambuco, na Bahia, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, mostra os descaminhos que foram e estão sendo traçados para a fauna silvestre brasileira. É o toma-lá-dá-cá de interesses escusos, descasos, ausência de recursos e de atenção de quem deveria fiscalizar e coibir o comércio ilegal”. O trabalho desnuda a história das tradições do uso dos animais silvestres na cultura, nas poções medicinais, nas crendices, na alimentação de povos da floresta e, sobretudo, no comércio ilegal. As lentes revelam o rosto de traficantes desconhecidos, com suas desconcertantes confissões e mostram também a rota de exportação e os compradores de animais silvestres. Previsto para estrear em breve, o filme já desperta o interesse de produtores e distribuidores internacionais.

ENCONTRO EM CAMPINAS REÚNE LÍDERES SOCIAIS GLOBAIS

O coordenador-geral da Renctas, Dener Giovanini, participou em Campinas de encontro internacional de empreendedores sociais, promovido pela Schawb Foundation, que reuniu representantes de vários países. Além do anfitrião, Klaus Schwab, presidente do “Fórum Econômico Mundial”, o evento contou ainda com a presença de empresários e líderes governamentais. Segundo Schawb, o Brasil foi escolhido para sediar o encontro em razão da importância que ocupa no cenário internacional e também pela significativa contribuição que os empreendedores sociais brasileiros estão dando ao mundo. Vera Cordeiro, presidente da Fundação Renascer, ressaltou a necessidade de o governo brasileiro ouvir mais os líderes sociais. “O governo não precisa reinventar a roda, ela já existe, já está pronta”, concluiu. Dener Giovanini participou da mesa-redonda “O quão Grande o Pequeno Pode se Tornar”, que teve como mediador o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

EXPOSIÇÃO SENSIBILIZA CONGRESSO NACIONAL

Deputados, jacarés, senadores, lobos-guará, servidores públicos e araras, essa foi a visão que teve quem cruzou os corredores do Congresso Nacional na última semana de novembro. Instalada na mais movimentada galeria da Câmara Federal, a exposição sobre o tráfico de animais silvestres, organizada pela Renctas a convite da EcoCâmara, chamou a atenção daqueles que não estão acostumados a ter contato com os nossos animais. Desconfiança e espanto acompanhavam as pessoas que circulavam pelos corredores. Muitos, não resistindo à curiosidade, se dirigiam ao balcão montado pela Renctas e recebiam informações sobre o tráfico de animais silvestres. Os parlamentares se solidarizaram com a causa e apoiaram a iniciativa. Para o deputado Josué Bengtson, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, a exposição contribuiu bastante para o esclarecimento dos servidores da Casa. “Nós temos que honrar a biodiversidade que Deus nos proporcionou, não podemos ignorar o fato de que nossas riquezas estão sendo dilapidadas pela ignorância de poucos”, disse o deputado. A exposição apresentada no Congresso Nacional é um projeto da Renctas em parceria com a Infraero.

ENCONTRO EM VITÓRIA EM PROL DOS CORREDORES ECOLÓGICOS

A coordenadora de projetos da Renctas, Angela Branco, participou no último mês de novembro de seminário promovido pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, em Porto Seguro-BA. O evento foi organizado para apresentar os projetos patrocinados pelo Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), especialmente aqueles destinados à pesquisa e à conservação dos corredores ecológicos da Mata Atlântica. Contando com a presença de cerca de cem participantes, a maioria formada por representantes de ONGs, a reunião propiciou o debate sobre ações necessárias para a preservação do bioma atlântico no Brasil. A Renctas é parceira da Aliança e do CEPF em proposta destinada a apoiar a uniformização dos procedimentos dos órgãos de fiscalização ambiental na Mata Atlântica. Esse projeto será desenvolvido em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. O projeto prevê, ainda, a criação de um banco de dados e de um plano estratégico para o combate do tráfico de animais nesses estados.

CPI DO TRÁFICO DE ANIMAIS COMEÇA A APRESENTAR RESULTADOS

Presidida pelo deputado Antônio Carlos Mendes Thame e tendo como relator o deputado José Sarney Filho, a CPI da Biopirataria tem mantido constantes reuniões para ouvir depoimentos e traçar estratégias de atuação. Dando prosseguimento à CPI realizada em 2003, os membros da comissão querem aprofundar as investigações sobre o comércio ilegal de plantas e animais silvestres no país. Segundo o relator da CPI, o principal objetivo dos parlamentares é analisar o funcionamento dessa atividade ilegal e apresentar soluções concretas para resolver o problema. Sarney Filho observa que a sociedade organizada deve apoiar a CPI e encaminhar sugestões. Em sua home page, a Renctas disponibiliza o relatório final da última CPI e mantém dados atualizados sobre o andamento da investigação.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top