Related »

INFORMATIVO RENCTAS Nº 02/2007 – COORDENADOR DA RENCTAS VISITA EUA A CONVITE DO DEPARTAMENTO DE ESTADO AMERICANO

on abril 11 | em Boletins Informativos, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Raulff Lima, Coordenador Executivo da RENCTAS, viajou aos EUA atendendo um convite do Departamehto de Estado americano. Além de Washington, Raullf Lima visitou outras 9 cidades do país.O objetivo principal da viagem foi estabelecer contatos, parcerias e projetos de intercâmbio com organizações americanas, além de conhecer de perto iniciativas daquele país voltadas para as questões ambientais. Durante sua estadia, o Coordenador da RENCTAS teve encontros com autoridades do governo dos EUA e líderes ambientais. No último dia 16 de maio, Raulff Lima foi recebido na residência do escritor Fritjof Capra, autor do livro O Ponto de Mutação e O Tao da Física, entre outros best sellers. Raulff retorna ao Brasil no próximo dia 27.

EMBAIXADOR DO CANADÁ VISITA GRUPO MARTINS

O Embaixador do Canadá no Brasil, Guillermo Rishchynski, visitou o Grupo Martins – parceiro da RENCTAS – atendendo ao convite formulado pelo nosso Conselheiro Juscelino Martins. Além de conhecer as instalações do Grupo, maior distribuidor-atacadista da América Latina, o Embaixador pode conhecer de perto as ações sócio-ambientais desenvolvidas pelo grupo empresarial, que além da Martins, inclui ainda o Tribanco e a Universidade Martins do Varejo. O Embaixador viajou à Uberlândia acompanhado do Coordenador Geral da RENCTAS, Dener Giovanini, que na oportunidade apresentou ao representante do governo canadense os resultados da parceria estabelecida com o Grupo Martins e a OPA – Organização para a Proteção Ambiental. Estima-se que 12.805.309 pessoas receberam de alguma forma (impressa e por vídeos) os benefícios dessa parceria.

FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

O Coordenador Geral da RENCTAS reuniu-se com o Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, para traçar algumas ações em conjunto entre as instituições. Entre os temas debatidos está o fortalecimento da Campanha Internacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres, que conta com a participação do Ministério das Relações Exteriores e a renovação do Convênio entre o MMA e a RENCTAS para o desenvolvimento de diversas ações na área da educação ambiental. Giovanini apresentou formalmente ao Secretário do MMA um pedido para que o governo brasileiro estude a possibilidade de se engajar no CAWT – Coalition Against Wildlife Trafficking, iniciativa do Departamento de Estado dos EUA para criar um programa internacional de combate ao tráfico de animais silvestres, composto por governos e organizações não governamentais.

Também com o objetivo de oficializar a inclusão da RENCTAS ao CAWT, o Coordenador Geral da RENCTAS reuniu-se com os representantes da Embaixada dos EUA, James Story e Gislaine Disconzi.

RENCTAS NA BOVESPA

O projeto da RENCTAS Campanha de Educação Ambiental para a Conservação da Fauna foi um dos selecionados pela Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA para integrar sua carteira de investimentos sociais. As empresas que operam na Bolsa de Valores poderão doar para os projetos escolhidos, efetivando assim a sua responsabilidade cidadã. Os projetos selecionados podem ser acessados no site: Bovespa

RENCTAS RETIRA DO AR CAMPANHA DA MASTERCARD

A campanha institucional da MASTERCARD, na qual um viajante comprava um papagaio ilegalmente com o seu cartão de crédito, foi retirada do ar por determinação do CONAR – Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária, após receber da RENCTAS um ofício denunciando a prática de atos ilegais e abusivos na peça publicitária. Abaixo segue a resposta do CONAR encaminhada a RENCTAS:

De: Secretaria Executiva- – Gisleyne [mailto:secrex1@conar.org.br]
Enviada em: sexta-feira, 15 de junho de 2007 11:31
Para: cgeral@renctas.org.br
Assunto: CONAR – RESPOSTA AO CONSUMIDOR – JULGAMENTO DA REPRESENTAÇÃO 131/07
Prioridade: Alta
Prezado(a)Dener Giovanini – Coordenador Geral – RENCTAS,
Informamos que a queixa enviada pelo(a) Sr. (a) em 22/05/07 – anúncio “MASTERCARD PAPAGAIO”. – Rep.131/07 – foi levada a julgamento pelo Conselho de Ética do CONAR, tendo sido deliberado por maioria de votos, em 1ª instância, a sustação da veiculação do anúncio.
O andamento poderá ser acompanhado dentro em breve, pelo site do CONAR (www.conar.org.br ) em Decisões e Casos (resumo das decisões) .
Atenciosamente,
Secretaria Executiva
CONAR – Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária

COORDENADOR GERAL DA RENCTAS ESTÁ ENTRE OS 100 LÍDERES SOCIAIS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO SEGUNDO A NEWSWEEK DO JAPÃO

A edição japonesa da revista Newsweek, que entra em circulação nessa semana, trás na capa uma matéria especial sobre os 100 mais importantes Líderes Sociais do Planeta. A matéria contou com a colaboração de diversos especialistas internacionais em empreendedorismo social, como acadêmicos, empresários e dirigentes de organismos multilaterais, como o Banco Mundial, a OIT – Organização Mundial do trabalho e OMC – Organização Mundial do Comércio. No ranking da Newsweek, Dener Giovanini ocupa a quadragésima quarta posição mundial. De toda América Latina apenas nove nomes figuram na relação.

JORNAL LE MONDE ELEGE O COORDENADOR GERAL DA RENCTAS COMO UMA DAS 100 PERSONALIDADES AMBIENTAIS MAIS INFLUENTES DO MUNDO

Em sua edição de 23 de junho, o mais importante periódico francês, o Le Monde, publicou um encarte especial sobre meio ambiente, chamado Le Monde 2, cuja a matéria de capa aponta a lista das 100 personalidades ambientais mais influentes do mundo.

Il côtoie dans la liste égrénée par le journal français, des personnalités bien connues comme le biologiste allemand Boris Worm, spécialiste des milieux marins, le brésilien Dener Giovanini, l’américain Al Goore, candidat malheureux à l’élection présidentielle américaine de 2000, tête de file de la sensiblisation pour la défense de la terre aux Etats-Unis etc. Le classement paru dans le dernier numéro hors-série du Monde est intégralement consacré à la bataille écologique à travers la planète.

Após a publicação do Le Monde, Dener Giovanini recebeu congratulações de várias partes do mundo, incluindo um telegrama do ex-vice-presidente americano Al Gore.

EXPOSIÇÃO É INAUGURADA NO RIO DE JANEIRO

Com o patrocínio de Pinheiro Neto Advogados e apoio do IBAMA e da Polícia Federal, a parceria entre a RENCTAS e a INFRAERO inaugurou no último dia 10 de julho a nova temporada de exposições nos aeroportos internacionais brasileiros. Localizada estrategicamente no desembarque do Terminal 2 do aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, o projeto da exposição foi formatado para receber os participantes dos Jogos Pan Americanos.

No estande é possível assistir vídeos ambientais produzidos pela Renctas e receber diversos materiais educativos, como folderes e cartazes. Durante sua passagem na alfândega, os passageiros vindos do exterior recebem da Polícia Federal um TAG identificador de mala alusivo a nova campanha da RENCTAS.

Milhares de pessoas visitam a exposição diariamente, entre elas personalidades que fazem questão de assinar o livro de visitantes e declarar seu apoio à causa, como a cantora Daniela Mercury, e políticos como o senador Marcos Maciel. A exposição também se transformou num ponto de referência para diversas pessoas que vão ao aeroporto recepcionar amigos e familiares.

Segundo a Coordenadora de Eventos da RENCTAS e responsável pelo programa das exposições, Cecília Fernandes, “a receptividade do público tem sido impressionante. Muitos empresários fazem questão de parar para fotografar a exposição com seus celulares e sempre fazem perguntas sobre a participação da Pinheiro Neto Advogados no projeto. Isso sem falar das crianças, que fazem questão de assistirem aos vídeos”.

Depois do Rio de Janeiro, onde deverá permanecer até a segunda quinzena de agosto, a exposição seguirá para São Paulo (Guarulhos), Belo Horizonte (Confins), Recife, Salvador e Curitiba.

RENCTAS TEM NOVO CONSELHEIRO CONSULTIVO

Maurício Reis, ex-diretor de Gestão Ambiental e Territorial da Companhia Vale do Rio Doce é o mais novo integrante do Conselho Consultivo da RENCTAS. O economista especializou-se em auditoria ambiental na Escola de Altos Estudos de Paris e atualmente atua na área de consultoria estratégica. Damos a ele as nossas boas vindas.

RENCTAS PARCTICIPA DE HOMENAGEM A GOVERNADORA GERAL DO CANADÁ

Atendendo ao convite do Embaixador do Canadá, Guillermo Rishchynski, Dener Giovanini e o Conselheiro Consultivo da RENCTAS, Juscelino Martins, acompanhado de sua filha Camila, participaram de uma recepção na residência do Embaixador em Brasília, para saudar a visita oficial de sua excelência Michaelle Jean, Governadora Geral e Chefe de Estado do Canadá. Em outubro o Coordenador Geral da RENCTAS viaja ao Canadá para se reunir com autoridades ambientais canadenses.

RENCTAS E SOS MATA ATLÂNTICA REAVALIAM PARCERIA

Após um encontro com membros da Frente Parlamentar Ambientalista, em Brasília, Dener Giovanini reuniu-se com o Presidente da SOS Mata Atlântica e Conselheiro da RENCTAS, Roberto Klabin, e com a Diretora de Projetos da Fundação, Márcia Hirota. O encontro possibilitou uma análise da relação institucional entre as organizações e também uma avaliação sobre as possibilidades futuras de mútua cooperação, que para Giovanini é de extrema importância para a RENCTAS. “A SOS Mata Atlântica teve um papel fundamental no fortalecimento institucional da RENCTAS, a nossa parceria, iniciada em 2002 com o lançamento da União pela Fauna da Mata Atlântica, possibilitou a realização de importantes ações, como a publicação o I Diagnóstico sobre o Tráfico de Animais Silvestres nesse Bioma”, concluiu Giovanini.

ASHOKA APRESENTA NOVOS EMPREENDEDORES SOCIAIS

O Teatro do SESC da Vila Mariana, em São Paulo, recebeu no último dia 26 de junho cerca de 600 pessoas do mundo empresarial que participaram da cerimônia de apresentação dos 37 novos Empreendedores Sociais eleitos pela ASHOKA na América do Sul. O evento teve como mestres de cerimônia o Coordenador Geral da RENCTAS, Dener Giovanini e a Líder Social Bel Santos. Durante o evento, diversas personalidades da iniciativa privada falaram sobre a importância do Empreendedor Social para o desenvolvimento do país. O Diretor de Publicidade da TV Globo, José Land, apresentou aos participantes as novas campanhas institucionais desenvolvidas para a ASHOKA e que em breve serão veiculadas pelas empresas do grupo.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top