Related »

INFORMATIVO RENCTAS Nº 03/2005

on maio 11 | em Boletins Informativos, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

RENCTAS LANÇA CAMPANHA EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás (Semarh), em parceria com a Renctas, lançou no dia 7 de julho a 1ª Campanha Itinerante de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, no Araguaia Shopping, Terminal Rodoviário de Goiânia. Estavam presentes o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Aldo Arantes, o presidente da Agência Goiana de Meio Ambiente (Agma), Osmar Pires, e o gerente Executivo do Ibama em Goiás, Ary Soares dos Santos, entre outras autoridades. O lançamento contou com a participação da companhia de teatro Bokemboka, bonecos gigantes e uma exposição de 40 fotografias de denúncias sobre o tráfico de animais silvestres. No dia 11 de julho, a exposição segue para o Aeroporto Santa Genoveva, onde permanece por uma semana. No dia 24 de julho, a exposição vai para a Feira do Cerrado, no Parque da Criança, marcando o encerramento do evento. A campanha também comemorou a implementação da Lei 15.152, sancionada pelo governador Marconi Perillo no dia 19 de abril deste ano, que cria o Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres (1º de dezembro).

RENCTAS DESENVOLVE PROJETO PARA O BIOMA DA MATA ATLÂNTICA

A Renctas informa que o projeto “Diagnóstico do Tráfico de Animais Silvestres na Mata Atlântica e a Implicação dessa Atividade para a Conservação do Bioma”, apoiado pelo CEPF – Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos, estará lançando, em breve, um site para o seu acompanhamento.

Tendo como área de abrangência o Corredor Central e o da Serra do Mar da Mata Atlântica, o projeto está sendo realizado em parceria com as instituições responsáveis pelo controle, fiscalização, normatização e manejo da fauna em cinco estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Iniciado em outubro de 2004, já foram realizadas visitas técnicas e reuniões com instituições estabelecidas nas cidades de Vitória, Ilhéus, Salvador, São Paulo. Dentre os parceiros destacam-se Ibama, Secretarias de Meio Ambiente, polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal, Ministério Público, universidades e ONGs.

Com término previsto para setembro de 2006, o projeto vai propiciar a criação de um banco de dados que ficará disponível no próprio site para as instituições participantes, e que vai possibilitar o lançamento e a consulta a registros dos autos de infrações emitidos pelos órgãos de fiscalização, referentes a crimes cometidos contra a fauna silvestre.

Ao final, além da conclusão do diagnóstico, também será apresentado um Plano Estratégico para combate ao tráfico de animais na região, visando contribuir com a proteção e a preservação do Bioma, tido com um dos hot spots para a conservação da biodiversidade mundial.

RENCTAS NA COLÔMBIA

Entre os dias 8 e 11 de junho ocorreu na Cidade de Medellín, na Colômbia, o Seminário Internacional de Tráfico Ilegal de Fauna e Flora Silvestre, organizado pela Asociación Ecológica Yaripa, com o apoio dos CES – Institución Universitaria.

Atendendo ao convite dos organizadores do evento, a Renctas, representada pela sua coordenadora de projetos, Ângela Maria Branco e o médico veterinário Javier Pulido, apresentaram, respectivamente, as palestras “Tráfico de Espécies Silvestres – Atuação da Renctas no Brasil”, e “Redesul – Rede Sul-Americana de Combate ao Comércio Ilegal da Vida Selvagem”.

Após o evento, foram realizadas visitas aos órgãos responsáveis pela política de fauna no país visando à futura realização, pela Renctas, de um workshop com o objetivo de expansão da Redesul para a Colômbia, nos moldes já realizados na Argentina e Bolívia, a partir da identificação de uma instituição parceira.

PARCERIA ENTRE A RENCTAS E O CFDD DISTRIBUI MILHARES DE KITS EDUCATIVOS

Aproximadamente 7.000 kits educativos contra o tráfico de animais silvestres, contendo fitas de vídeo, fôlderes e cartazes já foram distribuídos gratuitamente pela Renctas para as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Educação e Segurança Pública, além de escolas, universidades e ONGs ambientalistas. O projeto tem o patrocínio do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos – CFDD e tem por objetivo fornecer a educadores e agentes ambientais um instrumento para o processo de desenvolvimento da consciência ambiental na sociedade.

RENCTAS LANÇA REVISTA COMEMORATIVA AOS SEUS CINCO ANOS DE EXISTÊNCIA

Para celebrar seus cinco anos de fundação, a Renctas publicou uma revista comemorativa que traz suas principais realizações no período. Com depoimentos, artigos e diversos demonstrativos de projetos, a publicação contém um amplo balanço das suas atividades. Com edição limitada, a Renctas ainda dispõe de alguns exemplares para distribuição gratuita. Caso deseje receber um exemplar, envie um e-mail para: renctas@renctas.org.br

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top