Related »

Jornal Opção – Goiânia/GO – Onça pintada criada como animal de estimação vai para o Zoológico de Goiânia, GO

on abril 2 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

O felino chegou no dia 16 de março vindo de Mineiros, no interior do Estado.

Em Goiânia, ela estava sendo mantida em um mantenedouro de fauna, até que pudesse ser levada para o zoológico.

Thiago Burigato

 
Foto: Ascom/Amma
O Zoológico de Goiânia conta, desde ontem, com mais um animal em seu plantel. Trata-se de uma fêmea de onça pintada, de aproximadamente dois anos e meio de idade, com o nome de Juma.

O felino chegou no dia 16 de março vindo de Mineiros, no interior do Estado, onde era criada por um fazendeiro como animal de estimação. Em Goiânia, ela estava sendo mantida em um mantenedouro de fauna, até que pudesse ser levada ao zoológico.

O diretor do zoológico, Raphael Cupertino, afirmou que Juma, apesar de selvagem, não tem condições de retornar ao seu hábitat natural. “É um animal que veio para o Zoológico por ter sido criado desde pequeno em companhia de seres humanos, o que torna impossível a sua reintrodução na natureza. Tentaremos em breve fazer a aproximação com o macho do nosso plantel para formação de casal”, disse.

Ele destacou também o perigo de se criar um animal selvagem como bicho de estimação. “A onça pintada, por exemplo, é um bicho arredio e que tem uma grande habilidade de caçadora, o que impossibilita criá-la como um animal doméstico.” Cupertino ressalta que para que um animal silvestre da fauna brasileira seja criado em cativeiro é necessária uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top