
Um lobo-guará foi atropelado nesta quarta-feira (28), na Marechal Rondon, no trecho de Presidente Alves (35 quilômetros de Bauru). A equipe de meio ambiente da concessionária ViaRondon acionou o Zoológico Municipal de Bauru para realizar o resgate.
Segundo informações do Zoo Bauru, o animal da espécie chrysocyon brachyurus, típica do cerrado e maior canídeo sul-americano, que inclusive está na lista de ameaçados de extinção, sofreu sérias fraturas nos membros posteriores. Ainda de acordo com o zoológico, trata-se de um macho adulto.
“Não será fácil, mas no que depender da equipe do Zoo Bauru, todos os esforços serão feitos para que, dentro da maior brevidade possível, ele possa retornar com segurança ao seu ambiente natural. Os atropelamentos continuam sendo uma grave ameaça à sobrevivência de nossa fauna”, escreveu Luiz Pires, diretor do zoológico, em postagem em seu perfil no Facebook.
No início da tarde desta quinta-feira (29), Pires atualizou em seu perfil a situação do lobo-guará.
“O setor veterinário do diagnosticou, através de exames clínicos e de imagem, que o animal apresenta luxação da cabeça do fêmur direito, fraturas de ilio e isquio esquerdo e fratura da tíbia metacarpo esquerdo. Considerando a necessidade de um acompanhado em local mais estruturado no que diz respeito ao acompanhamento de exames por imagem, foi decidido junto com o setor de meio ambiente da concessionária ViaRondon, o encaminhamento do animal para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Unesp de Araçatuba”, informou.
Fonte: http://www.jcnet.com.br/Regional/2017/06/loboguara-e-resgatado-apos-grave-atropelamento-na-regiao-de-bauru.html