Related »

Mais de 1.400 animais silvestres foram resgatados em 2015 na RMB

on fevereiro 23 | em Fauna na Mídia | by | with No Comments

Em janeiro de 2016 já foram registrados 108 casos.
Polícia orienta população a não maltratar os animais e acionar o CIOP.

Do G1 PA

Cerca de 1.467 animais silvestres foram resgatados pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) nos centro urbanos da Região Metropolitana de Belém apenas no ano de 2015, segundo dados do BPA Polícia Militar do Pará.

De acordo com o levantamento, foram registradas uma média de 115 ocorrências por mês. Em janeiro de 2016 já foram registrados 108 casos. Durante o período chuvoso, os números de animais silvestres em sua migração para as imediações urbanas são altos, principalmente de répteis, por conta do período de cópula.

Jacaré foi apreendido por policiais militares após ser visto circulando em área das obras do BRT, em Belém. (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Pará)

Jacaré foi apreendido por policiais militares após ser visto circulando em área das obras do BRT, em Belém. (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Pará)

 

“Os répteis se movimentam à procura de parceiros para copular e reproduzir durante o período chuvoso, para que o ambiente úmido possa proteger seus ovos e filhotes. Por esse motivo, o número de animais silvestres fora do seu habitat aumenta nesta época do ano. Outro motivo é que com as enchentes, os roedores são fáceis de ser encontrados à beira dos canais, e se tornam presa fácil para os répteis”, explica o sargento do BPA Ivon Nunes.

Segundo a soldada e veterinária do BPA Andréia Oliveira, muitas vezes os animais são encontrados em estado crítico, com sinais de maus tratos.

“Com a ajuda dos nossos parceiros, nós os tratamos e, quando é possível, os devolvemos à natureza. Dependendo da espécie do animal, se estiver saudável, ele é solto no Parque do Utinga, em Belém, ou no Refúgio da Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, em Marituba”, explica a soldada.

De acordo com a polícia ambiental maus tratos contra animais é crime previsto na Lei 9.605/ 98, artigo 32, com pena de três meses a um ano de detenção. A polícia orienta que ao se deparar com um animal silvestre dentro de uma casa ou em uma área urbana, a população ligue imediatamente para o Centro Integrado de Operações (Ciop), para que seja realizado o resgate adequado.

Serviço: O Batalhão da Polícia Ambiental, avenida João Paulo II, na área do Parque do Utinga, em Belém. Denúncias: (91) 3276-5230 e 190.

 

Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/02/mais-de-1400-animais-silvestres-foram-resgatados-em-2015-na-rmb.html

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top