Related »

Mais de 100 cágados foram resgatados pela FPI em Zona Rural sergipana

on dezembro 1 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Mais de 100 cágados foram resgatados pela FPI em Zona Rural sergipana (Imagem: Assessoria FPI/SE).

Mais de 100 cágados foram resgatados pela FPI em Zona Rural sergipana (Imagem: Assessoria FPI/SE).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) conseguiu mais uma vez resgatar animais que estavam fora do seu habitat natural, mantidos irregularmente em residências. Nesta tarde de segunda-feira (28), os Jabutis, conhecidos popularmente na região como cágados, foram o destaque da operação da equipe Fauna, somando um número de 105 somente em um povoado chamado de Curituba, pertencente a Canindé do São Francisco-SE.

A operação contou com diversos “carrancas”, apelido dado carinhosamente aos membros que compõem as unidades operacionais, que através de alvos já pré-programados e muitos outros denunciados pela própria população, obteve o êxito resgatando não só os cágados como também 18 pássaros silvestres de várias espécies, dentre eles, alguns papagaios e periquitos do sertão, ave bastante conhecida por lá.

Mais de 100 cágados foram resgatados pela FPI em Zona Rural sergipana (Imagem: Assessoria FPI/SE)

Mais de 100 cágados foram resgatados pela FPI em Zona Rural sergipana (Imagem: Assessoria FPI/SE)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma moradora que não quis se identificar, alegou que estes periquitos não são comprados, são roubados da natureza enquanto filhotes e domesticados em casa. “Nós não compramos estes pássaros, pegamos perto de árvores, pois aqui na região há em grande quantidade e é até comum as pessoas ‘adotarem’ os bichinhos”, relatou a habitante de Curituba. Já sobre a grande quantidade de cágados encontrados, alguns policiais que participam da FPI, acreditam que os mesmos comercializam na cidade, pois apenas em uma residência foram achados cerca de nove jabutis amontoados embaixo de um tanque de lavar.

 

Participação da comunidade

Vale ressaltar que em todos os casos, as operações só lograram êxito devido também à grande ajuda da população, que ao ver as equipes em fiscalização fazem entregas voluntárias, como também denunciam de forma anônima outros  locais que possuem animais silvestres. Todos os animais foram encaminhados para o Museu de Arqueologia de Xingó, onde foi montada uma base provisória da FPI com médicos veterinários e biólogos que recebem, voluntariamente, todos os bichos resgatados e fazem uma triagem para definir quais animais precisam de cuidados especiais, tratamento ou já estão prontos para soltura.

Desde o início dos trabalhos da FPI até hoje, já foram resgatados pela equipe Fauna mais de 1 mil animais.

A equipe Fauna é formada por profissionais do Ibama, PRF, Adema, Sema, ONGs Animallia, Centro da Terra, Cemafauna e um veterinário voluntário.

thumbs-2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://boainformacao.com.br/2016/11/mais-de-100-cagados-foram-resgatados-pela-fpi-em-zona-rural-sergipana/

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top