Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 452 canários da terra, no último sábado (13), no município de Tucano. Os pássaros foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-Bahia), no domingo (14), no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Salvador), onde estão recebendo cuidados para serem reinseridos à natureza.
Dos 461 pássaros apreendidos pela PRF, cinco escaparam da gaiola e quatro não suportaram a viagem e morreram. No Cetas esses animais receberam água e alimentação adequada e foram acomodados em un recinto onde treinarão voo.
Caso haja algum animal enfermo, receberá tratamento individualizado para que se recupere e possa ser introduzido à vida livre novamente. De acordo com o superintendente do Ibama-BA, Fábio Rodamilans, “todos os esforços estão sendo envidados para que os pássaros sejam reintroduzidos ao habitat natural com a maior celeridade possível”.
A previsão é de que no início de fevereiro esses animais já estejam completamente recuperados e possam ser levados a uma das áreas de soltura cadastradas pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres.