Related »

Morre filhote de ariranha transferido para o refúgio biológico de Itaipu, no PR

on julho 28 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Animal chegou a Foz do Iguaçu, no Paraná, no dia 21 vindo do Pará.
Suspeita é de que morte tenha sido provocada por desnutrição crônica.

28/07/2015 13h59
Do G1 PR, em Foz do Iguaçu

Espécie está ameaçada de extinção no Paraná. Foto: Itaipu Binacional/ Divulgação

Espécie está ameaçada de extinção no Paraná.
Foto: Itaipu Binacional/ Divulgação

 

O filhote de ariranha transferido para o Refúgio Biológico Bela Vista, de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, morreu no sábado (25). O animal, ameaçado de extinção no estado, havia chegado à fronteira no dia 21 e estava bastante debilitado. A suspeita é que a morte tenha sido causada por desnutrição crônica e outras complicações.

O laudo deve ser concluído em até 30 dias.

A fêmea, de aproximadamente três meses, estava em Altamira (PA) e havia sido apreendida por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O animal foi examinado pelos veterinários, que na ocasião atestaram que ele está em boas condições de saúde, apesar da magreza. O filhote chegou pesando 3,5 kg. Segundo os técnicos, apesar de debilitado, estava se adaptando às novas instalações e à dieta à base de composto lácteo e peixe.

O Refúgio Biológico Bela Vista tem 363 animais, entre mamíferos, aves e répteis de 61 espécies. A unidade mantém um dos principais programas de reprodução de harpias da América de Sul. De 24 nascimentos de harpias, 18 sobreviveram.

A intenção era repetir o mesmo feito com as ariranhas. A idade reprodutiva da espécie começa aos dois anos e se estende por até 12 anos. De acordo com a Itaipu, atualmente são 120 ariranhas mantidas em cativeiro no mundo e menos de 20 no Brasil. Os últimos avistamentos da espécie no Paraná foram registrados no Parque Nacional de Ilha Grande, em 1998, e no Parque Nacional do Iguaçu, em 1982.

CLIQUE AQUI para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top