Related »

No AM, centro que usa pelúcia como ‘mães’ recebeu 62 filhotes em 2013

on agosto 20 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Bichos de pelúcia aquecem animais órfãos.
Estratégia ganhou repercussão com uma campanha do Ibama.

15/02/2014 11h03 – Atualizado em 15/02/2014 11h14

 Girlene Medeiros

Do G1 AM

preguica-real_foi_entregue_ao_ibama_ha_um_ano

Preguiça-real foi entregue ao Ibama há um ano (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM) Em Manaus, biólogos e veterinários utilizam bichos de pelúcia para cuidar de animais silvestres resgatados e entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os brinquedos funcionam como “mães postiças” dos filhotes que chegam à unidade do órgão nos primeiros meses de vida. A estratégia ganhou repercussão com a divulgação da campanha “Doe um Bichinho de Pelúcia a um Bichinho de Verdade”. Somente em 2013, 62 filhotes foram entregues ao órgão.

A ação é realizada pelo Centro de Triagem de Animais do Ibama em parceria com a Gerência de Fauna (GFAU) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Quando são filhotes os animais passam a maior parte do tempo agarrados e pendurados aos pais, por quem são carregados.

Um dos animais beneficiados com a ideia é uma preguiça-real, carinhosamente chamada de Hissa.  Com aproximadamente um ano de idade, a filhote foi encontrada no quintal de uma casa no bairro São Jorge, na Zona Oeste de Manaus em fevereiro de 2013. “Provavelmente, ela se desprendeu da mãe”, disse a bióloga do Ibama Natália Lima. Quando não está no colo da bióloga, a filhote se mantém agarrada a um bicho de pelúcia.

O brinquedo tenta preencher a ausência da mãe de Hissa, que começa a ficar menos dependente após os dois anos de idade. “Estamos tentando colocá-la em contato com árvores aos poucos, mas ainda é preciso que o animal amadureça, até mesmo psicologicamente, para ser reinserido na floresta. Enquanto isso, o ursinho de pelúcia é mantido com ela”, disse Natália. Quando chegar à idade adulta, a preguiça pode pesar de quatro a oito quilos.

O macaco-parauacu é outro filhote que recebe os cuidados. O animal foi encontrado na BR-174 (Manaus-Boa Vista). Segundo Diogo Lagroteria, veterinário do Ibama, uma família achou o filhote no acostamento da rodovia e o encaminhou para o Ipaam. O animal chegou ao Centro de Triagem em novembro do ano passado.

O filhote se mantém sempre próximo a um bicho de pelúcia. A referência materna é também responsável por aquecer o animal que tem três meses de idade. “Assim que ele chegou, nós colocávamos uma garrafa com água morna enrolada em um lençol. Com o tempo, passamos a usar o bicho de pelúcia”, explicou Natália.

macaco-parauacu_chegou_ao_ibama_em_novembro_de_2013

Macaco-parauacu chegou ao Ibama em novembro de 2013 (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)

O macaco-parauacu vive em bandos e o aprendizado é obtido com os animais da mesma espécie. Por causa disso, o Ibama avalia que o filhote não tenha condições de ser devolvido à floresta e procura um criador legal para o animal, que pode ser um mantenedor de fauna autorizado ou um zoológico.

No ano passado, o Centro de Triagem de Animais do Ibama recebeu 524 animais. Desses, 242 foram entregues espontaneamente por quem o encontrou ou mantinha em casa. O instituto recebe também animais silvestres apreendidos em ações da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Ipaam, Batalhão Ambiental e Instituto Chico Mendes. São papagaios, gavião, onças, macacos, preguiça e cobras, que totalizam 40 animais mantidos no Centro de Triagem do instituto.

De acordo com a lei de Crimes Ambientais, manter animais silvestres em cativeiro é ilegal. Para entregar os animais ao Ibama, é preciso entrar em contato com os funcionários do órgão pelo telefone 3878-7124 ou se dirigir ao Instituto, localizado na Avenida Ministro João Gonçalves de Souza, no Distrito Industrial, na Zona Sul de Manaus.

 http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/02/no-am-centro-que-usa-pelucia-como-maes-recebeu-62-filhotes-em-2013.html
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top