Related »

No PA, órgãos fiscalizam ilha para proteger quelônios e aves migratórias

on novembro 1 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Ilha está localizada entre Alenquer e Curuá.
Animais utilizam local para desova.

31/10/2014 – 21h47
Frank de Oliveira – Do G1 Santarém

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Polícia Militar também atua na ilha para evitar a ação predatória. Foto: Reprodução/TV Tapajós

Polícia Militar também atua na ilha para evitar a ação predatória.
Foto: Reprodução/TV Tapajós

 

Todos os anos, durante este período, a Ilha do Meio, localizada no limite dos municípios de Alenquer e Curuá, se torna o berçário natural de tartarugas e aves migratórias que vão para o local para realizarem a desova, por isso, os órgãos de segurança pública e ambiental intensificaram os trabalhos de fiscalização na área a fim de evitar a ação predatória do homem.

A Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Curuá e Alenquer estão atuando na ilha com o objetivo de realizar um trabalho de proteção e de educação ambiental. “A importância [da ação] se dá devido a proteção da reprodução dessas espécies aqui da nossa região para que futuramente essas espécies possam estar povoando todos os ambientes aqui de Curuá e Alenquer”, explicou o biólogo da Semma de Curuá, Kemerson Oliveira.

Nesse período, muitas tartarugas procuram a ilha para realizar a desova e algumas vezes, os fiscais ambientais precisam ajudá-las para que não escavem nos locais onde outras tartarugas já desovaram. “Uma que veio de madrugada já botou, e outra já vem e já está tirando o ovo da outra e tem que preservar”, relatou o fiscal ambiental, Ariano Bentes.

De acordo com o biólogo Oliveira, será realizado o monitoramento dos ninhos na área. “Vamos limpar toda essa área costeira próximo da água que é o local de reprodução das espécies e também vamos ter o trabalho de relocação dessas covas, um local permanente para monitaramento diariamente desses ovos e desses ninhos”, informou.

A vigilância na área também teve que ser redobrada para evitar que o principal predador desses animais, que é o homem, se aproxime do local e capture os bichos.

Além dos fiscais, a Polícia Militar também está atuando na reserva.

 

ASSISTA ao vídeo.

CLIQUE AQUI para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top